Cultura

Secretaria de Cultura da Bahia ganha nova sede nos Barris

O casarão antigo é uma construção de 1938 e trata-se da primeira sede própria do órgão  |  Fernando Vivas/GOVBA

Publicado em 22/12/2022, às 20h48   Fernando Vivas/GOVBA   Camila Vieira

Novas instalações da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) foram entregues, nesta quinta-feira (22). Intitulada como Casarão dos Barris, no Centro de Salvador, a unidade sediava o antigo Colégio Estadual Góes Calmon. Para ser tornar a sede da Secult, recebeu investimento de R$ 12,6 milhões.

O casarão antigo é uma construção de 1938. Trata-se do primeiro imóvel próprio do órgão e tem uma localização estratégica na área central da cidade.  A secretária de cultura, Arany Santana, participou da inauguração e destacou os benefícios do novo espaço. “Isso facilita muito o acolhimento de quem vem do interior. A proximidade do metrô, com o transporte, e para a própria comunidade cultural o centro é o grande espaço da cultura”, ressaltou.

O dirigente da Superintendência de Patrimônio do Estado (Supat), Anísio Castro, que também esteve no evento, destacou a arquitetura neocolonial do imóvel. Segundo ele, as características foram mantidas durante a reforma, com integração da área anexa do casarão, facilitando os acessos às áreas comuns.

“Esses arcos das portas e das janelas foram preservados, as portas de madeira, antiga, foram todas mantidas. Então eram dois prédios, o frontal e o anexo, que foi construído em uma segunda etapa da construção da escola. O que nós fizemos foi a recuperação das instalações elétricas, sanitárias, telefônicas e a integração do prédio frontal com o anexo e o galpão, que era utilizado como o almoxarifado da escola”, explicou. 

Além da reforma interna, a área anexa também foi requalificada e adaptada para a instalação de um auditório, copa e salas de reunião. Os setores também foram distribuídos nas 60 salas reformadas e estruturadas para receber os profissionais da secretaria. As entradas também foram repensadas para melhorar o acesso de pessoas com deficiência através da instalação de pisos táteis, dois elevadores e rampas de acesso. No total, são  2.592,27m² de área construída.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Secult centro Barris Governo da Bahia casarão arany santana cultura sede nova espaço bnews instalações Casarão dos Barris

Leia também


Proposta que pode encerrar greve nos aeroportos entra em votação


Geddel manifesta apoio do MDB a Geraldo Júnior para secretaria; veja