Denúncia

Pais de crianças com deficiência realizam manifestação contra Promédica na Av. ACM

Os manifestantes acusam o plano de saúde Promedica de se negar a cobrir terapia de crianças com deficiência  |  Arquivo pessoal

Publicado em 25/08/2022, às 14h20 - Atualizado às 14h30   Arquivo pessoal   Beatriz Araújo

Pais e responsáveis de crianças com deficiência realizam, nesta quinta-feira (25), uma manifestação contra o plano de saúde Promédica, na Av. Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador. De acordo com os manifestantes, a assistência médica estaria recusando a cobertura de terapia para pacientes infantis diagnosticados com autismo.

Em denúncia ao BNews, a mãe de duas das crianças que estariam sendo vítimas das negativas do plano relatou que o problema já ocorre há um tempo. “Há uns três meses eles vêm atrasando o pagamento, a clínica vai, suspende o pagamento e fica dois a três dias sem atendimento, até o plano de saúde pagar”, contou a mulher, que preferiu não se identificar.

“Para as nossas crianças, esse tempo faz muita diferença porque cada dia perdido é muito para eles e a gente fica sem saber se vai suspender ou não. Isso é uma tortura mental absurda que eles estão fazendo com a gente”, acrescentou a denunciante.

Além disso, a mulher afirmou que a Promédica chegou a declarar que não é obrigada a arcar com o atendimento terapêutico de crianças autistas. “Eles estão dizendo que não são obrigados a pagar atendentes terapêuticos”, informou.

Em nota enviada ao BNews, a Promédica afirmou que "oferece todos os atendimentos e tratamentos  determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para as crianças com transtornos do desenvolvimento, como psicologia e suas vertentes (a exemplo de neuropsicologia, psicopedagogia e psicomotricidade), terapia ocupacional e fonoaudiologia, incluindo os métodos Denver e ABA.
 
Com relação às Assistentes Terapêuticas, A ANS esclarece, no parecer técnico N.º 25/GCITS/GGRAS/DIPRO/2022, publicado em 19/08/22, que “a cobertura do Acompanhante Terapêutico em ambiente escolar e/ou domiciliar não está contemplada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e, portanto, não possui cobertura obrigatória pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde”".
 
 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador denúncia manifestação Plano de saúde promédica av. acm autismo bnews crianças com deficiência

Leia também


ANS registra 19,2 mil queixas contra planos de saúde em julho


Família acusa plano de saúde de não cumprir decisão judicial que obriga tratamento de adolescente com obesidade mórbida