Denúncia

Vídeo: Filha de mulher com doença grave faz apelo após prefeitura não fornecer remédio; gestão nega

Paciente possui doença autoimune esclerodermia sistêmica progressiva, já perdeu 50% da função respiratória.  |  Reprodução vídeo

Publicado em 19/04/2022, às 18h13   Reprodução vídeo   Juliana Barbosa

Uma mulher utilizou as redes sociais para fazer um apelo para conseguir receber medicamentos que teriam sido negados pela Prefeitura de Itamaraju. Milena Resende gravou um vídeo mostrando a situação de sua mãe, Marivane da Silva Vieira Resende, de 48 anos, que possui doença autoimune esclerodermia sistêmica progressiva, já perdeu 50% da função respiratória e corre o risco de ter seu quadro agravado caso não tome as medicações. Assista:

Vídeo: Filha de mulher com doença grave faz apelo após prefeitura não fornecer remédio; gestão nega pic.twitter.com/h5ePsgb0vF

— bnewsvideos (@bnewsvideos) April 19, 2022

A família informa que não possui condições financeiras para fazer frente à despesa com a compra dos medicamentos, pois o tratamento custa mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ao mês.

Os familiares chegaram a conseguir uma liminar na justiça, obrigando a Prefeitura de Itamaraju a fornecer as medicações, porém o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), que é médico, vem recorrendo desde o ano de 2021 para não fornecer os remédios, desrespeitando a ordem judicial.

A pedido liminar de tutela de urgência, objetivando a disponibilização de 1 caixa mensal do medicamento OFEV 150 MG - Esilato de Nintedanibe e 5 caixas mensais de Miofenolato de Mofetila, destinadas à paciente Marivane da Silva Vieira Rezende, Agravada.

A Prefeitura de Itamaraju se nega a comprar a medicação desde o ano passado. Nós conseguimos a liminar, mas mesmo assim eles não querem comprar e estão recorrendo”, disse a filha da idosa em um vídeo que circula nas redes sociais.

Leia mais:Morre youtuber que tinha doença rara e compartilhava sua rotina nas redes

De acordo como site Siga a notícia, em 2018, outra idosa com doença grave também conseguiu uma liminar para a prefeitura fornecer medicações, entretanto o prefeito Marcelo Angênica recorreu e a mulher morreu antes mesmo de conseguir receber os remédios.

Ainda de acordo com o site, uma pesquisa realizada denuncia a gestão do médico Marcelo Angênica como campeã no quesito de negar medicamentos e cirurgias a pacientes. Desde que assumiu a prefeitura em 2017, o gestor acumula quase 100 ações na justiça onde pessoas tentam conseguir liminares para obter os medicamentos.

Em contato com nossa equipe, a prefeitura de Itamaraju nega situação e diz que: "medicação já foi solicitada, e só estamos aguardando chegar."

Leia também:Juliette afirma que se despediu da família após descobrir doença grave no cérebro

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Esposa de Daniela Mercury desabafa sobre grave problema de saúde; veja relato


Juliette afirma que se despediu da família após descobrir doença grave no cérebro