Economia & Mercado

"Ainda é insuficiente", diz coordenadora da ANM sobre número de servidores

Coordenadora da Agência Nacional de Mineração abriu o jogo sobre quantidade de servidores  |  FOTO: ILUSTRALÇÃO / PIXABAY

Publicado em 23/11/2023, às 13h38   FOTO: ILUSTRALÇÃO / PIXABAY   Maycol Douglas e Beatriz Araújo

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) promove o seu I Fórum de Mineração & Sustentabilidade, no Bistrot Trapiche Adega, em Salvador, nesta quinta-feira (23). O evento que discute a mineração baiana no cenário nacional contou com a presença de Valéria Melo, Coordenadora de Política Regulatória da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Na oportunidade, o BNews entrevistou Valéria Melo, que falou sobre a quantidade de servidores na agência. No mês de setembro, a Gerência Regional da ANM, revelou que o setor mineral estava pedindo por socorro, e que o estado da Bahia estava impedido de desenvolver. 

"Nosso número de servidores ainda é insuficiente ao necessário para a gente cumprir nosso papel, a agência conta atualmente com cerca de 30% do quadro efetivo autorizado por lei, então no movimento de greve os servidores conseguiram um avanço com equiparação salarial, mas a pauta de recomposição de quadro de servidores ainda está em debate", disse a coordenadora Valéria Melo.

O fórum também reúne autoridades do âmbito político, como secretários do governo, além de representantes de mineradoras, lideranças do setor e interessados sobre a temática.

Temas como "Minerais Estratégicos para a Transição Energética", "Políticas Públicas e Regulação", "Boas Práticas na Pordução dos Minerais Estratégicos com Responsabilidade Social”, “Desafios e Oportunidades para uma Transição Energética Sustentável” e “Apresentação das Oportunidades Minerais na Bahia” estão em pauta na primeira edição do Fórum de Mineração & Sustentabilidade.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags economia servidores mineração anm

Leia também


Henrique Carballal diz que a 'não concorrência' pode atrapalhar o desenvolvimento da mineração baiana


Celular é arrematado em leilão pelo valor de R$ 6,2 milhões; confira detalhes