Economia & Mercado

Conselho da Petrobras autoriza novo reajuste no preço dos combustíveis

Decisão foi tomada nesta quinta-feira (16), em reunião extraordinária do conselho de administração da estatal  |  Joilson César/BNews

Publicado em 16/06/2022, às 20h14   Joilson César/BNews   Redação BNews

O Conselho de Administração da Petrobras autorizou nesta quinta-feira (16), em reunião extraordinária, um novo aumento do preço dos combustíveis. Porém, o tamanho do aumento e a data do anúncio ainda serão avaliados.

Segundo informações do blog do jornalista Valdo Cruz, a reunião foi convocada pelo presidente do Conselho, Márcio Weber, para discutir o assunto e, durante ela, conselheiros ligados ao governo tentaram convencer a estatal a segurar o aumento. No entanto, a diretoria expôs o teor das conversas com o governo nos últimos dias, quando a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL) não aceitou conceder um subsídio para a estatal e importadores privados importarem o diesel mais caro no exterior e vendê-lo no Brasil mais barato.

A única forma de evitar o aumento seria a concessão do subsídio, segundo a diretoria, o que não foi autorizado. Então, segundo Valdo, o comando da empresa disse que, se segurasse o aumento, precisaria importar diesel mais caro e causar prejuízo à companhia, o que poderia causar desabastecimento ou ações contra a própria Petrobras.

O reajuste pode ser anunciado amanhã, mas dependerá de últimas avaliações da diretoria e valerá apenas para o diesel, superando 10%, diz o jornalista. A estatal tem sofrido pressões de Bolsonaro para segurar o aumento de preços devido ao desgaste que isso causa em sua imagem para uma eventual reeleição.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags petrobras gasolina aumento combustíveis diesel

Leia também


Vídeo: Cantora gospel famosa é acusada de homofobia após declarações polêmicas


Vídeo: Cachorro curioso provoca incêndio na casa dos donos


Salvador e Simões Filho receberão até R$ 17 milhões em investimentos privados