Economia & Mercado

Exportação de carne bovina deve se manter firme mesmo com as baixas de fim de ano; entenda

Exportação de gado cresceu 30% em 2024 e perspectivas são boas para próximos anos  |  Reprodução / Freepik

Publicado em 09/11/2024, às 12h21 - Atualizado às 13h22   Reprodução / Freepik   Cadastrado por Maurício Viana

A virada do ciclo da pecuária se aproxima e este é o momento conhecido pela baixa demanda de exportação da carne bovina no Brasil. Porém, as perspectivas para o país é de que os números cresçam, já que entre janeiro e outubro de 2024 foram exportados 2,4 milhões de toneladas, que representa um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Associação Brasileira dos Indústrias Exportadoras de Carne - Abiec.

E em meio a tudo isso, a China, que é a maior compradora das carnes brasileiras, está com um ritmo mais lento em seu crescimento econômico. Este é um ponto que requer cuidado e atenção do mercado, embora a demanda siga avançando.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Para empresários do setor ouvidos pela Revista Globo Rural, a projeção é de que o Brasil se consolide ainda mais no mercado, sobretudo no avanço da América do Sul ao entrar no mercado internacional.

Segundo o CEO da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz há evidências de que o crescimento maior está por vir nos próximos dois anos.

“Você vai ter uma redução no Brasil talvez em relação a este ano, mas o número de nascimentos [de bezerros] em 2023, que é o gado para 2025 e 2026, ele está dado e não foi pequeno”, diz o gestor.

Ao que tudo indica, a oferta pelo gado de abate nos Estados Unidos só deverá ser normalizada em três anos, o que pode contribuir para uma maior aparição do Brasil no cenário da exportação das carnes.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tagsexportaçãopecuáriaboiscarne bovinaexportação de carne

Leia também


Regulação de cripto propõe diferentes modalidades das Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais – VASPs; entenda