Economia & Mercado

IPVA atrasado pode resultar em apreensão do veículo; saiba mais

Condutor com IPVA atrasado pode ser inserido na Dívida Ativa do Estado  |  Divulgação / Freepik

Publicado em 19/12/2023, às 05h30   Divulgação / Freepik   Verônica Macedo

Nessa época, a maior parte das pessoas se prepara para viajar, aproveitar as férias e as festividades de final de ano fora de seu domicílio. Porém, se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA não estiver regularizado, essa viagem de moto ou carro pode ter alguns riscos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Isso porque conduzir o veículo com o IPVA atrasado gera punição e também impossibilita o licenciamento do bem. Automóvel não licenciado é passível de multa no valor de R$293,47, pois tal situação é considerada pelo Código Nacional de Trânsito uma infração gravíssima.

Em meio a essa conjuntura, o que o motorista pode fazer sem estourar o orçamento, já que não é mais possível aproveitar o desconto da parcela única oferecido anteriormente e nem o parcelamento oferecido por alguns Detrans?

Uma das opções é consultar todos os valores em aberto, seja com documentação e multas, e fazer um parcelamento junto às empresas que oferecem esse serviço, como é o caso da Zignet.

“Seja pelo site da empresa ou pelo aplicativo, o usuário tem opções para escolher a que melhor se encaixa em sua realidade. Tudo de forma rápida e muito segura”, conta o sócio fundador da Zignet, Paulo Loffreda.

Na instituição de pagamentos, que é realizada através do site ou do aplicativo ZigAuto, o proprietário do veículo pode selecionar um parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

E se veículo estiver com mais de um IPVA atrasado? “Nesse caso, pode ser que o dono do automóvel esteja inserido na Dívida Ativa e o recomendado é que o condutor acesse o site da Secretaria da Fazenda do Estado no qual o veículo está cadastrado para confirmar”, conta Loffreda.

Havendo a confirmação, basta imprimir o boleto e quitar. No site da Zignet, na aba parcelamento de boletos, também é possível dividir esse valor. Assim, o condutor regulariza a situação do carro ou moto e não estoura o orçamento.

Ter o nome inscrito na Dívida Ativa do Estado implica em algumas consequências, como a dificuldade em obter financiamentos e prestar concursos públicos.  Lembre-se de sempre manter a documentação regularizada, assim como a CNH.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags multa economia carro pagamento veículo detran moto automóvel parcelamento IPVA Usuário Secretaria da Fazenda condutor quitação dívida ativa licenciamneto Código Nacional de Trânsito

Leia também


Receita orçamentária da OAB-BA em 2023 pode alcançar cifra de R$ 46,5 mi; veja detalhes


Mercado de seguradoras crescerá acima de 10% em 2024, afirma pesquisa