Economia & Mercado
Publicado em 13/11/2024, às 12h02 David / Bnews Vagner Ferreira e Daniel Serrano
O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu na manhã desta quarta-feira (13) com representantes da BYD para tratar sobre negociações e investimentos acerca da expansão da empresa no território baiano. A reunião, que estava marcada para acontecer na noite de terça-feira (12), foi adiada após atraso no voo dos representantes da empresa.
“Eles têm um projeto arrojado de investimento, de ampliação de novos galpões. Estava previsto uma coisa e está sendo feito outra. Quase triplicou a quantidade de prédios, de galpões”, disse o gestor, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde esteve para a assinatura de projeto de lei que cria a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin).
"Eles já têm um desenho muito bem feito sobre a parte de produção dos automóveis, de licenças ambientais, dos terrenos que precisam e de pavimentação de avenidas”, continuou, sobre a fase de ampliação da empresa.
Um dos temas discutidos na reunião foi sobre o Porto de Salvador, que passará a contar com uma movimentação maior, tanto pela compra de peças, quanto pela saída dos veículos. O governador adiantou que a CEO da BYD, Stella Li, virá à Bahia no dia 2 de dezembro, para anunciar um conjunto de ampliação e investimentos.
Jerônimo lembrou também que durante a inauguração dos voos de Salvador para Paris, pela Air France, 62 líderes de turmas foram para a China para participar de curso de capacitação sobre produção industrial durante três meses para, assim que retornarem, começar na montagem da indústria daqui da Bahia.
Sobre as expectativas dos investimentos, o chefe de estado disse estar com aguardando um desfecho positivo para o estado. “Nesta semana, o governo federal publicou os incentivos fiscais e nós estamos acompanhando junto com Haddad, com Rui Costa e com Lula a parte federal sendo feita. Nós aqui fizemos a nossa parte e agora vamos ver que tipo de apoio vamos ter de imediato”, contou.
“Minha expectativa é que o calendário se mantenha, porque, pelo ritmo que estou vendo, no que diz respeito tanto pelo incentivo de Lula, quanto pelos investimentos das obras, o avanço está muito grande e o ritmo está muito ligeiro”, concluiu.
"Reivindicação que atravessa séculos", diz secretária sobre criação de delegacia especializada em crimes de intolerância na Bahia
Governador sinaliza positivamente para criação de seguro para policiais; assista