Economia & Mercado

Justiça suspende fundo milionário da XP Investimentos; saiba detalhes

Justiça aponta que conteúdo da XP é 'inverídico' e pode causar danos ao consumidor  |  Reprodução

Publicado em 04/10/2023, às 21h53   Reprodução   Cadastrado por Victória Valentina

A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta quarta-feira (4) a suspensão de captação de um fundo de investimento da ordem de R$ 800 milhões que dará acesso aos direitos comerciais do futebol brasileiro. De acordo com a decisão, o material publicitário sobre o produto elaborado pela XP Investimentos em parceria com a Life Capital Partners usou conteúdo "inverídico e distorcido", em prejuízo ao consumidor. As informações são da coluna Lauro Jardim, do site O Globo.

De acordo com a decisão, a publicidade traz informação enganosa ao afirmar que os recursos serão direcionados a uma liga encarregada de organizar o Brasileirão, pois a campanha usa as marcas de clubes nacionais que não concordam com o produto.

A ideia do fundo é captar valor no mercado para investir em times da Liga Futebol Forte e aos times geridos por SAFs. Mas as equipes que integram a Libra, outra liga do futebol brasileiro, não fazem parte da iniciativa.

A determinação do juiz Paulo Assed Estefan é que a XP  interrompa a captação até que todo o material publicitário seja refeito. O intuito é "assegurar ao consumidor informações corretas, claras, precisas e ostensivas de que o referido Fundo é negociação em bloco com clubes exclusivamente da Liga Forte de Futebol Brasil"

O juiz também vedou a exposição de clubes da Libra em qualquer peça em alusão ao fundo, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A decisão ocorre em uma ação civil pública proposta pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Além disso, clubes da Libra acionaram CVM e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, para que tomem providências acerca do produto. As entidades já notificaram a corretora para prestar informações.

Classificação Indicativa: Livre


Tags propaganda Justiça Rio de Janeiro publicidade XP Investimentos clubes brasileiros

Leia também


Senado aprova pensão especial para filhos de vítimas de feminicidio


Após fechar lojas, Livraria Saraiva solicita falência à Justiça