Economia & Mercado

Mineradora é condenada a pagar indenização a ex-funcionários; saiba por que

Caso ocorreu em 2014, época em que os ex-funcionários foram convocados para reunião sindical  |  Divulgação/Freepik

Publicado em 16/10/2024, às 09h03 - Atualizado às 10h04   Divulgação/Freepik   Publicado por Vagner Ferreira

Quatro ex-funcionários serão indenizados pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN Mineração), no valor de R$ 15 mil cada, por danos morais, ao serem impedidos de participarem de reunião com sindicato. 

De acordo com reportagem do G1, com base em informações da Justiça do Trabalho em Minas Gerais, responsável pela decisão judicial, a empresa mudou a rota do ônibus que buscava os trabalhadores para levar a unidade de Congonhas, na Região Central do Estado, impossibilitando que eles participassem de uma assembleia sindical. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo testemunhas, o ônibus, que fazia um trajeto médio de 15 e 30 minutos, foi desviado por um trajeto alternativo, levando mais de uma hora para chegar ao local.

O caso aconteceu em 2014 e, ao avisar ao informar aos demais funcionários sobre a mudança na rota, a compnahia demitiu vários funcionários, entre eles os quatro que conseguiram reverter a situação e conseguiram a indenização. 

O desembargador relator informou, em texto da decisão da Justiça, que a empresa tentou impedir a organização dos trabalhadores de conduta antissindical. 

O G1 entrou em contato com a CSN Mineração, que alegou não haver provas de impedimento da reunião e informou que não vai comentar sobre o assunto.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tagsindenizaçãomineradoradanos moraisCompanhia Siderúrgica NacionalCSN Mineração

Leia também


Mercado terá que indenizar jovem em R$ 15 mil por trabalho infantil; entenda


Mineradora encerra maior queda do pregão e recua em 5% nas ações