Economia & Mercado

Prefeita aposta em portal da Chapada e financiamento internacional para Conquista virar polo turístico do estado

Prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), afirma que os investimentos municipais estão focados na geração de um novo segmento turístico, o de visitação  |  Joilson César / Bnews

Publicado em 07/06/2022, às 13h06   Joilson César / Bnews   Thiago Conceição

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), afirma que os investimentos municipais estão focados na geração de um novo segmento turístico, o de visitação. Por tradição, a cidade é conhecida pelo turismo de negócios, concentrado principalmente em empresas do setor industrial e da construção civil. Entre os projetos que buscam alcançar o objetivo, está o Hub Turismo – Rota Sul, que propõe a criação do portal turístico da Chapada Diamantina através do Aeroporto Glauber Rocha.

A inciativa propõe a descentralização do acesso para a região da Chapada, atualmente feito pelo município de Lençóis, para Vitória da Conquista, atraindo turistas do Centro-Sul da Bahia, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

“Conquista ainda não é vista como uma cidade turística de visitação. Com o portal, a ideia é explorar a parte da Chapada que passa pelo município, que tem paisagens maravilhosas. Dessa maneira, o turista pode descer em Vitória da Conquista e começar o roteiro, para de lá sair por Salvador e seguir para Lençóis.  Ao invés de três dias, o turismo de aventura passa a ser de uma semana”, disse a prefeita ao BNews.

Outra aposta para o turismo está no São João, que previsto para acontecer entre 23 e 26 de junho. A prefeita explica que a grade de atrações vai envolver artistas regionais que irão contribuir para a movimentação econômica local.

A época fria de Vitória da Conquista também será explorada na geração de eventos, além do impulso o tradicional como o Festival de Inverno Bahia 2022, que ocorre de 26 a 28 de agosto. Para a garantia dos recursos em infraestrutura que irão impulsionar a cidade, a prefeita destaca a aquisição de empréstimos internacionais, feitos em condições especiais. 

Leia Mais:

Conheça montadora que pode ocupar espaço deixado pela Ford na Bahia

Quase 70% das empresas ativas no país são MEI, divulga ministério

Taxa média do empréstimo pessoal tem alta de 0,74%, aponta Procon-SP

“A cidade tem orçamento de R$ 1 bilhão, mas também tem crescido rapidamente. E para manter os serviços públicos funcionando bem, fato que também contribui para a melhor experiência na cidade, são necessários muitos recursos. A gente faz parceria com os Ministérios, procura recursos através de emendas parlamentares, mas isso não basta. Então, percebemos que é possível ter recurso em bancos internacionais, e fechamos um empréstimo de US$ 72 milhões, com o banco CAF, com taxas menores que as praticadas no mercado nacional. Só estamos esperando o avanço no Ministério da Economia e posterior aprovação dos senadores”, disse Sheila Lemos.

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Vitória turismo prefeita Conquista investimento polo chapada turístico da

Leia também


LDO de Salvador será discutida em audiência pública da Câmara nesta quarta-feira (8)


Trabalhadores que ganham até o salário mínimo chegam a 38% no país