Economia & Mercado

Profissionais de saúde já podem divulgar seus trabalhos nas redes sociais

Divulgação em redes sociais têm regras e limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina  |  Divulgação / Pixabay

Publicado em 13/09/2023, às 09h21 - Atualizado às 12h41   Divulgação / Pixabay   Cadastrado por Verônica Macêdo

Conselho Federal de Medicina (CFM) define que profissionais de saúde podem divulgar seus trabalhos nas redes sociais, mas impõe restrições, como a realização de publicidade ou ação comercial de qualquer tipo de medicamento ou produto.

As novas regras, divulgadas nesta terça-feira (12), têm o objetivo de “regulamentar um comportamento que já se tornou comum: o uso de plataformas sociais para a divulgação de tratamentos e serviços médicos”, conforme explica o CFM.

De acordo com as diretrizes do Conselho, os profissionais de saúde do Brasil podem “postar nas redes sociais mostrando o antes e o depois do tratamento de seus pacientes, desde que sob o consentimento dos mesmos, evidenciando um caráter educativo e sem manipulação das imagens e com esclarecimento de possíveis riscos de cada tratamento”.

Um ponto que merece destaque nas novas normas elaboradas pelo CFM é a proibição de “qualquer tipo de postagem ou publicação que desaconselhe os pacientes a se vacinarem ou que contraindique algum tratamento ou medicamento que tenha aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags economia Anvisa medicamentos médicos redes sociais regras conselho federal de medicina postagem procedimentos tratamentos profissionais de saúde

Leia também


PEC para absorver até 50 mil servidores à União ameaça concursos e orçamento


Receita Federal questiona operações bilionárias da maior fabricante de bebidas do mundo