Economia & Mercado

Receita Federal deflagra operação contra sonegação e lavagem de dinheiro em dois estados; saiba detalhes

Operação foi realizada nesta quinta-feira (14) em conjunto com a Polícia Federal  |  Divulgação / Receita Federal

Publicado em 15/03/2024, às 10h57 - Atualizado às 11h14   Divulgação / Receita Federal   Verônica Macedo

A Operação “Ornitorrinco”, deflagrada nesta quinta-feira (14) pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, foi realizada em São Paulo (3 mandados) e Santana de Parnaíba (2 mandados). A ação tem o objetivo de combater sonegação e lavagem de dinheiro em falsa consultoria de recuperação de créditos tributários.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O crime é responsável pleo prejuízo de mais de R$ 231 milhões aos cofres federais através de Declarações de Compensação de contribuintes de 67 cidades de todo o país.

Segundo informações da Receita Federal, “o principal suspeito da fraude tributária também está sendo investigado pelo recebimento indevido de Auxílio Emergencial, criado para garantir renda mínima aos brasileiros em situação vulnerável durante a pandemia da Covid-19. Ele teria obtido fraudulentamente cinco números de CPF e recebido Auxílio Emergencial em três deles, enquanto adquiria bens de luxo”.

Durante a “Ornitorrinco”, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios dos investigados e de pessoas ligadas à suposta organização criminosa.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Receita Federal mercado polícia federal economia lavagem de dinheiro crimes operação consultoria sonegação recuperação de créditos tributários

Leia também


Protagonismo de mulheres na Amazônia ganha destaque em projetos de empreendedorismo, esportes e educação


Imposto de Renda 2024: Veja como funciona a declaração no caso de heranças