Economia & Mercado

“Vai surpreender”, afirma presidente da Fecomércio-BA sobre Fórum do Comércio 2023

Fórum do Comércio 2023 teve início nesta quarta-feira (30), em Salvador  |  Beatriz Araújo

Publicado em 30/08/2023, às 18h28   Beatriz Araújo   Beatriz Araújo

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes, afirmou que a 3ª edição do Fórum do Comércio, realizado nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), em Salvador, irá surpreender. O evento, que este ano traz o tema “Inovar para Transformar”, é uma realização do Sistema Fecomércio-BA juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A cerimônia de abertura do Fórum do Comércio 2023 contou com a participação de nomes como do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) e do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB).

O fórum

Gratuito, o evento reúne uma série de palestras, oficinas, oportunidades de networking, exposição de startups e momentos de reflexão sobre o futuro dos negócios. O fórum é direcionado aos empreendedores baianos e tem na sua programação temas como inteligência artificial para os pequenos negócios, inovação para o turismo, empreendedorismo feminino, e-commerce, liderança, dentre outros.

Em entrevista ao BNews, o presidente do Sistema Fecomércio-BA falou sobre a proporção alcançada pelo Fórum do Comércio 2023. “Nós estamos hoje com um evento transformado, um evento gestado exclusivamente para o empresário do comércio de bens, serviços e turismo. Um evento feito, pensado, para que ele possa se capacitar, discutir suas necessidades, participar com a 'mão na massa', como a gente diz, realmente, das práticas do bom trabalho”, afirmou Fernandes.

“Vamos ter uma rodada de negócios para eles [os empresários] terem a oportunidade de, com as startups, verem quais são os serviços que eles podem acessar para melhorar o desenvolvimento do seu negócio. Então, é um evento que dada a quantidade de público que vocês estão testemunhando aqui, você vê a importância do que nós fizemos”, explicou. “É um evento que com certeza vai surpreender esse ano e vai ficar aí como meta para outros anos a gente fazer ainda melhor”, emendou o porta-voz do Sistema Fercomércio-BA.

Kelsor Fernandes também comentou sobre o apoio do Poder Público ao evento. "Dessa vez estamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura, do estado. Devido a importância do trabalho que nós estamos desenvolvendo, eles se sensibilizaram, sem falar na parceria super importante da CNC e do Sebrae. Sem eles, seria impossível a gente fazer esse evento”, apontou.

À reportagem, o presidente fez uma avaliação positiva da atual situação do setor. “O comércio vem se recuperando devagarinho, mas está se recuperando, gerando emprego, gerando renda, fazendo a economia girar novamente”, celebrou.

Startups

O Fórum do Comércio 2023 conta com 20 startups expositoras, entre elas a Stone, fintech brasileira de meios de pagamentos. Ao BNews, o fundador da Stone, Augusto Lins, falou sobre a participação da startup no evento. "Nós temos um apoio muito incondicional para com o comércio, com o varejo, com o empreendedor brasileiro. Nós estamos lançando aqui na feira o que nós estamos chamando de conta digital integrada dentro dos nossos POS”, comentou.

“Postos de gasolina, farmácias, estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, todos partem do princípio de que a vida financeira tem sido separada da gestão do dia a dia”, explicou Lins.

Para o CEO, o evento representa um importante momento para a fintech. “A gente está incorporando dentro das nossas maquininhas o serviço de pagamento de conta, emissão de boleto, pagamento de boleto, controle de estoque, ou seja, nós estamos simplificando a vida do estabelecimento comercial para que ele possa vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer. Então, está sendo um momento importante aqui", disse.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia economia Fecomércio bnews stone kelsor fernandes Fórum do Comércio 2023

Leia também


Brasil gerou 142.702 novos empregos formais em julho


Grupo André Guimarães realiza 1ª Convenção de Vendas em Salvador