Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro irá a debate neste domingo, diz ministro da Casa Civil

Com confirmação de Jair Bolsonaro, debate da Band terá os dois primeiros colocados na corrida presidencial  |  Isac Nóbrega/PR

Publicado em 27/08/2022, às 18h33   Isac Nóbrega/PR   Julia Chaib e Bruno Boghossian/Folhapress

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou à reportagem que a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate deste domingo (28) está confirmada.

Com a confirmação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também neste sábado, por meio de suas redes sociais, o confronto deve contar com a presença dos dois candidatos que lideram a corrida presidencial.

Mais cedo, na Bahia, Bolsonaro já havia dito a aliados que iria ao debate. A decisão foi tomada após idas e vindas. No meio da semana, ministros chegaram a dizer que Bolsonaro estava decidido a não comparecer.

Segundo membros da campanha, integrantes do governo defendiam que Bolsonaro faltasse ao encontro para evitar se expor. Argumentaram ainda que o chefe do Executivo tem melhorado nas pesquisas de intenção de votos e que seria atacado no debate.

A outra ala da campanha, porém, alegou que ele seria alvo de críticas mesmo sem comparecer, mas que ficaria sem chance de retrucar os adversários.

Houve ainda a avaliação de que Lula foi bem na entrevista ao Jornal Nacional e que o debate serviria para Bolsonaro tirar o petista da zona de conforto, tese que foi vitoriosa.

Devem acompanhar Bolsonaro na ocasião os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Paulo Guedes (Economia), além de Fábio Wajngarten e Sérgio Lima, que atuam na comunicação da campanha.

Bolsonaro já tem pronta uma lista de perguntas e respostas. Aliados esperam que ele seja questionado sobre ações na pandemia, como a demora em conseguir vacinas contra a Covid-19, e o pacote que elevou para R$ 600 o valor do Auxílio Brasil.

Este será o primeiro debate presidencial de 2022.

O evento é organizado em pool por Folha de S.Paulo, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, com início previsto para as 21h. A Folha de S.Paulo fará a transmissão ao vivo, com a publicação de análises ao longo do evento.

O debate será dividido em três blocos. Em reunião com assessores de todos os candidatos ficou acertado que não haverá plateia no estúdio. Além disso, caso um candidato desista de comparecer, a cadeira destinada a ele ficará vazia.

*

DEBATE PRESIDENCIAL

Folha de S.Paulo, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura formaram um pool para promover evento

Quando: Domingo (28), às 21h

Onde: Estúdio da Band, em São Paulo

Organizadores: Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura

Como acompanhar: Site da Folha de S.Paulo fará transmissão ao vivo, com comentários de jornalistas

Candidatos convidados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil)

Mediadores: O encontro será mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, nos dois primeiros blocos. No último, a mediação será feira pelo diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal UOL

Regras do debate

- O debate será dividido em três blocos

- Não haverá plateia

- Se algum candidato não comparecer ao debate, o púlpito ficará vazio

- Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta

- Se avaliada pertinente, a resposta será dada ainda no mesmo bloco em que ocorreu o caso

Primeiro bloco:

- Haverá perguntas sobre temas sorteados. Candidatos terão um minuto e meio para responder

- Os candidatos poderão questionar seus adversários. O candidato terá quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Quem perguntou tem um minuto para a réplica

Segundo bloco:

- Jornalistas fazem perguntas e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responde terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica

Terceiro bloco

- Os convidados podem fazer perguntas entre si. Haverá também uma rodada de perguntas sobre temas sorteados e as considerações finais, de 2 minutos para cada

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags debate presidente band Jair Bolsonaro bolsonaro eleições 2022

Leia também


Homem desaparece misteriosamente após descobrir segredo de patrão


Após declaração de Wagner, Bruno Reis comenta pesquisa Ipec


Mulher cai em golpe e paga bolada em gato vira-lata acreditando que felino era de raça; confira valor gasto