Eleições / Eleições 2022

Lula indica aliança com Kalil em MG e descarta garimpo em terra indígena caso eleito

Kalil é prefeito de Belo Horizonte e filiado ao PSD  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 10/03/2022, às 10h53   Foto: Ricardo Stuckert   Folhapress

Em entrevista a uma rádio na manhã desta quinta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou estar próximo de fechar uma aliança com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) para a eleição ao Governo de Minas Gerais.

O petista falou em possível ajuda mútua com o prefeito de Belo Horizonte e disse que precisa apenas aguardar a saída de Kalil do cargo para formalizar a aliança. O PT deve ser indica o nome para a disputa ao Senado nesta chapa, que deve ter o atual governador Romeu Zema (Novo) como principal adversário.

Lula ainda disse que, em seu eventual governo a partir de 2023, não haverá garimpo em terras indígenas.

Na última quarta (9), a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência do projeto que libera mineração em terra indígena, mas um acordo do presidente Arthur Lira (PP-AL) com a oposição adiou a votação do mérito do texto para abril, após a análise de um grupo de trabalho.

Leia mais: Câmara aprova urgência para projeto de mineração em terra indígena, mas votação fica para abril
Decreto altera regras e obrigações para atividade de mineração

A votação ocorreu enquanto do lado de fora do Congresso era realizado o Ato pela Terra contra o que chamam de pacote da destruição, uma série de projetos criticados por ambientalistas.

A urgência foi aprovada por 279 a 180 -precisava da maioria absoluta de deputados para passar (pelo menos 257). Antes da votação, Lira anunciou a criação de um grupo de trabalho para debater a proposta, que deve ser votada em plenário até 14 de abril.

De interesse direto de Bolsonaro, o projeto foi apresentado ao Congresso pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, hoje desafeto do presidente e pré-candidato à Presidência.

Na mesma entrevista, à rádio Itatiana de Minas, Lula disse que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), "nunca demonstrou intenção" de fato de ser candidato a presidente da República.

Um dia antes, Pacheco desistiu de disputar a corrida ao Planalto neste ano. "Eu acho que ele [Pacheco] tomou a decisão certa."

Pacheco havia sinalizado a desistência já na terça-feira (8), quando disse que "nunca afirmou" que se lançaria na corrida pelo Palácio do Planalto.

Veja também: PSB, provável destino de Alckmin, fica fora de federação com PT, PC do B e PV; entenda

Em novembro, o PSD fez um evento em Brasília para alavancar o nome de Pacheco. Ele, no entanto, não conseguiu decolar nas pesquisas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula Kalil psd mineração eleições 2022 Arthur Lira mineração indígena

Leia também


Lula ainda lidera intenções de voto em nova pesquisa, mas diferença para Bolsonaro cai


'Já que vamos ter o Lula, que seja com um vice como o Alckmin', diz Tabata a empresários de SP


Lula prepara estratégia para conter crescimento de Bolsonaro; entenda