Eleições / Eleições 2022

"Lula não é meu oponente nessa história", diz ACM Neto

ACM Neto afirmou que não vai apoiar nenhum candidato à presidência em sua campanha  |  Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 18/03/2022, às 09h21   Foto: Joilson César/BNews   Vinícius Dias

Uma das estratégias de ACM Neto (União Brasil) para viabilizar sua campanha é a de não apoiar nenhum candidato a presidente da República nas próximas eleições. Nacionalmente, seu partido estuda apoiar nomes da chamada terceira via, hoje representada por Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Sergio Moro (Podemos). E isso quer dizer que ele, assim como não vai apoiar aliados históricos como Doria, também não vai atacar candidaturas de adversários como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

"Pretendo disputar o governo do estado, não sou candidato a presidente da República. Da mesma forma que Lula não é candidato a governador, é presidente.  e eu não sou oponente de Lula. Nenhum candidato a presidente são meus oponentes. Se você me perguntasse sobre Bolsonaro, Ciro, Doria, Moro eu diria a mesma coisa", afirmou em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta sexta (18).


Leia mais: ACM Neto promete não indicar político para a Secretaria de Educação, caso eleito
Neto evita responder sobre vice de sua chapa: 'é um xadrez'
Neto valoriza chegada de Leão: 'representa muito'


ACM Neto aposta na autonomia de seu eleitorado e diminuiu as possibilidades do chamado voto casado, em que eleitoras e eleitores votam em nomes da mesma chapa - uma grande aposta do PT, que tem em Lula o seu cabo eleitoral mais poderoso.

"O eleitor vai escolher quem ele quiser. Vai ter eleitor que vota em Lula e ACM Neto? Nenhuma dúvida. Assim como vai ter eleitor que vai votar em ACM neto e em outro candidato. Essa coisa de ser do mesmo partido acabou, é antigo, ultrapassado. Minha pré-campanha não é amparada em ninguém. Não vou pegar uma bengala para andar pela Bahia", disparou Neto.

Apesar da crença do pré-candidato, as pesquisas mostram um cenário diferente. Na última pesquisa para o governo do Estado que foi divulgada, no final de fevereiro, o ex-prefeito de Salvador liderava as intenções de voto contra Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), que eram os nomes apontados àquele momento. 

A pesquisa estimulada, no entanto, mexia um pouco no tabuleiro, apesar de Neto seguir liderando. No caso de Wagner, havia um empate técnico quando o nome de Lula era colocado ao lado do ex-governador da Bahia. No caso de Otto, também havia um crescimento, mas não suficiente para forçar um empate técnico.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt pp otto alencar ACM Neto Palácio de Ondina Governo da Bahia joão leão Neto Leão eleições 2022 União Brasil pesquisa bahia

Leia também


ACM Neto promete não indicar político para a Secretaria de Educação, caso eleito


Congresso derruba veto de Bolsonaro à desoneração do setor de eventos