Eleições / Eleições 2022

PT retira nome da disputa ao Governo e confirma apoio a nome de outro partido

Decisão foi tomada por diretório estadual do PT em reunião. Anúncio está previsto para ocorrer ainda nesta quarta-feira (14)  |  Divulgação/Governo do Espírito Santo

Publicado em 14/07/2022, às 16h50 - Atualizado às 16h51   Divulgação/Governo do Espírito Santo   Redação BNews

O Partido dos Trabalhadores retirou o nome do senador Fabiano Contarato (PT) na disputa para o Governo do Espírito Santo. A decisão foi tomada pelo diretório estadual da sigla, em reunião realizada nesta quarta-feira (13).

Depois de três meses de negociação, o PT vai agora apoiar o atual governador, Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição ao Palácio Anchieta, sede do governo capixaba. A expectativa é a de que, ainda nesta quinta-feira (14), o anúncio seja feito.

Segundo o portal A Gazeta, a reunião para a definição teve mais de três horas de duração. Na ocasião, o diretório estadual do PT buscou deixar as lideranças partidárias a par das decisões tomadas. Mesmo sem a necessidade votação, uma das correntes internas do partido, a Democracia Socialista (DS), registrou posição contrária ao acordo com os socialistas.

Presentes ao evento, Casagrande e o PSB reforçaram alguns itens já ofertados para que o PT apoiasse a reeleição do governador: a participação dos petistas em um eventual governo de Casagrande; a participação do PT na elaboração do programa de governo do socialista, a ajuda do PSB na coordenação de campanha do ex-presidente Lula (PT) no Estado e a posição clara de Renato Casagrande na disputa presidencial.

Histórico

Fábio Contarato foi lançado a pré-candidato a governador em fevereiro deste ano. Porém, a saída do senador da disputa passou a ser especulada de maneira mais intensa, também de acordo com A Gazeta, quando PT e PSB, em abril, selaram a união para a disputa presidencial, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) sendo escolhido para vice na encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT).

Todavia, no Espírito Santo, a manutenção da candidatura de Contarato era reforçada pelo menos até o último dia 2 de julho, mas já sem críticas a Renato Casagrande, especialmente após a formação da chapa Lula-Alckmin.

Depois disso, a direções nacionais dos dois partidos estabeleceram prazo para selar acordos no máximo de estados possível. Além de Espírito Santo e São Paulo, outra aliança entre as siglas ocorreu em Pernambuco. Porém, há impasses no Acre e no Rio Grande do Sul.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt psb Lula Geraldo Alckmin Espírito Santo eleições 2022 renato casagrande Fabiano Contarato

Leia também


Entenda como ACM Neto pode resolver insatisfação por escolha de vice na Bahia


Confirmado segundo caso de varíola dos macacos em Salvador


Fato & Opinião: Kleber Rosa afirma que enquanto adversários disputam grandes obras, população baiana passa fome