Saúde

Confirmado segundo caso de varíola dos macacos em Salvador

Divulgação/OMS
O segundo caso de varíola dos macacos em Salvador foi confirmado nesta quinta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/OMS

Publicado em 14/07/2022, às 16h05 - Atualizado às 16h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado em Salvador, nesta quinta-feira (14). O segundo caso da doença causada pelo vírus monkeypox foi confirmado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia. O paciente diagnosticado com a doença mora em Salvador e tem histórico de viagem internacional.

Ainda nesta quarta-feira (13), Salvador registrava o primeiro caso de varíola dos macacos na Bahia. A capital baiana também investiga mais quatro notificações de residentes na cidade. As medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento foram adotadas.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. Entre os principais sintomas da doença, conhecidos até o momento, estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp