Eleições / Eleições 2022

Netista diz que pesquisa 'contribui para desconfiança' e comemora derrubada

Justiça Eleitoral determinou suspensão da divulgação de cenário de pesquisa que aponta apoio de presidenciáveis  |  Tinoco - Joilson César/BNews

Publicado em 22/03/2022, às 13h48 - Atualizado às 13h55   Tinoco - Joilson César/BNews   Vinícius Dias e Léo Sousa

O vereador soteropolitano Claudio Tinoco (União Brasil), da base do ex-prefeito e pré-candidato a governador ACM Neto (UB), comemorou em entrevista ao BNews, na manhã desta terça-feira (22), a suspensão da divulgação de um dos cenários apresentados pela pesquisa Opnus/Salvador FM sobre intenções de voto para o governo da Bahia.

Acolhendo em partes pedido do União Brasil, o desembargador Vicente Oliva Buratto, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), embargou a divulgação do quadro em que os pré-candidatos a governador do estado aparecem vinculados a pré-candidaturas presidenciais.

Leia também: Félix minimiza medida de ACM Neto que busca não se vincular a Ciro Gomes

Nesse cenário, Neto diminui sua pontuação, associado a Ciro Gomes (PDT), enquanto o pré-candidato governista, Jerônimo Rodrigues (PT), cresce atrelado a Lula (PT). A vinculação ao presidenciável pedetista, no entanto, é rechaçada por aliados do ex-prefeito de Salvador, que defende a estratégia do "palanque aberto".

Para Tinoco, o levantamento traz "uma grande contribuição" para a desconfiança da sociedade quanto a pesquisas eleitorais ao trazer questões que "não têm nenhuma tradição, nem nenhuma vinculação com a racionalidade, do ponto de vista daquilo que se posta ao eleitor".

Leia mais: Ana Paula se esquiva sobre situação do PDT na chapa de ACM Neto

"Então ela acaba entrando num descrédito e eu ficou muito feliz que acabei de tomar conhecimento que a Justiça derruba o uso da vinculação de apoios presidenciais às eleições estaduais, aos pré-candidatos estaduais", afirmou o vereador.

Por outro lado, Claudio Tinoco ressaltou o fato de o aliado aparecer na liderança, com 65% das intenções de voto, no cenário estimulado - quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos - sem apoio presidencial. "Sinaliza, há seis meses das eleições, que ACM Neto, de fato, tem tudo pra ganhar essas eleições no primeiro turno", crava.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Justiça suspensão eleições pesquisa governo ACM Neto claudio tinoco ciro gomes ub bnews União Brasil opnus

Leia também


Osni sugere que ACM Neto não tem coragem de assumir voto para presidência


Presidente do PT alega censura de ACM Neto após justiça suspender pesquisa


Bruno Reis ironiza e diz que petistas estão no “inferno astral”