Eleições / Eleições 2022

Toffoli elege “culpado” pelo início dos questionamentos às urnas eletrônicas; saiba quem

Tema ganhou força nos últimos três anos após insistentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL)  |  Reprodução/G.Dettmar/Ag.CNJ

Publicado em 17/08/2022, às 16h19   Reprodução/G.Dettmar/Ag.CNJ   Redação BNews

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, elegeu um culpado pelo início dos questionamentos acerca da confiabilidade das urnas eletrônicas no Brasil, que ganhou força nos últimos três anos após insistentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o tema.

De acordo com o colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, Toffoli tem dito, em conversas reservadas com aliados, que o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) seria o responsável por abrir a porteira para os questionamentos ao sistema eleitoral brasileiro. O tucano contestou publicamente o resultado das eleições de 2014, na qual foi derrotado pela petista Dilma Rousseff.

À época, Aécio e seu partido pediram uma auditoria do pleito ao TSE após ser derrotado por Dilma, por uma diferença de 3,4 milhões de votos. No entanto, a coordenação jurídica da campanha de Aécio pediu ao tribunal a criação de uma comissão para verificar o sistema que apura e faz a contagem dos votos. 

Mas em outubro de 2015, a auditoria feita pelo próprio PSDB concluiu que não houve fraude nas eleições, inclusive, com membros do partido admitindo publicamente que a sigla errou ao questionar o resultado das urnas.

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE eleições segurança votação Aécio toffoli bolsonaro urna eletrônica eleições 2022

Leia também


Regina Duarte critica ministros do STF por não cantarem hino com a mão no peito


Jair Bolsonaro toma atitude junto a apoiadores após discurso de Moraes no TSE


Carlos Bolsonaro foi de 'bico' à posse de Alexandre de Moraes no TSE