Eleições / Eleições 2022

TRE-BA realizará Teste de Integridade nas urnas eletrônicas no segundo turno

O Teste de Integridade tem a finalidade de aumentar a transparência no sistema eletrônico de votação  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/10/2022, às 19h37   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Cadastrado por Edvaldo Sales

O Teste de Integridade das urnas eletrônicas será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para o segundo turno das eleições deste ano, que acontece neste domingo (30). A definição dos equipamentos que passarão pela auditoria acontecerá na véspera do pleito, neste sábado (29).

De acordo com o TRE-BA, este ano também está sendo realizado o Teste de Integridade por meio do projeto-piloto com coleta de biometria. O procedimento tem a finalidade de aumentar a transparência, a auditabilidade e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação brasileiro.

Além das 33 urnas que passarão pelo Teste de Integridade, outras dez deverão passar pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais (realizado no ambiente de cada seção indicada).

Os trabalhos serão conduzidos pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, composta por seis servidores da Justiça Eleitoral e presidida pelo juiz de Direito José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, da 11ª Vara Criminal de Salvador.

O processo de auditoria e fiscalização é realizado em tempo real, paralelamente ao período oficial do pleito, das 8h às 17h. O procedimento é aberto ao público e qualquer cidadão interessado poderá acompanhar os trabalhos, tanto presencialmente quanto pelo canal oficial do TRE-BA no Youtube.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TRE-BA Justiça Eleitoral urnas eletrônicas Teste de Integridade

Leia também


VÍDEO: "Aqui é Bolsonaro, mas na urna é 13", diz jovem que trabalhou em comício bolsonarista na Bahia


Bolsonaro diz que Forças Armadas descartam selo de credibilidade ao sistema eleitoral


Urna eletrônica dará um segundo a mais para eleitor conferir voto