Eleições / Eleições 2022

Urna eletrônica dará um segundo a mais para eleitor conferir voto

Reprodução/Antônio Augusto/TSE
O intervalo de um segundo à mais serve para que o eleitor observe com mais atenção a escolha e evitar possíveis enganos, diz Justiça Eleitoral  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Antônio Augusto/TSE

Publicado em 24/10/2022, às 19h53   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

As urnas eletrônicas disponibilizam um intervalo de tempo para que o eleitor possa conferir o voto antes de confirmar, nas eleições deste ano. Depois de digitar o número do candidato escolhido, a tela vai mostrar durante um segundo, um aviso de "confira seu voto" antes de o eleitor confirmar a decisão. Durante esse segundo, a urna não atende a nenhum comando feito pelo eleitor, seja ele uma tentativa de confirmar ou corrigir o voto, por exemplo. Somente após esse curto período é que o equipamento libera a confirmação ou correção do voto. Segundo a Justiça Eleitoral, o intervalo serve para que se observe com mais atenção a escolha, para evitar possíveis enganos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim que o aviso de "confira seu voto" se apagar, o eleitor pode seguir normalmente a votação, apertando o botão que desejar. O tempo antes da confirmação será aplicado em cada voto, para cada um dos cargos a serem votados.

No segundo turno, em 30 de outubro, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a eleger o presidente da República. Além disso, em 12 estados, os eleitores também devem escolher os governadores. A ordem de votação na urna será: governador (onde houver segundo turno para o cargo); presidente (em todo o país); e prefeito (onde houver eleição suplementar). Em oito municípios, haverá eleições suplementares para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos. O pleito municipal ocorrerá nas cidades de Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

É possível se preparar para a votação do 2º turno através do simulador de emisão de voto na urna eletrônica que está disponível no portal do TSE, já com o tempo a mais para a confirmação do voto. Na ferramenta, o eleitor pode treinar com antecedência para entender como funciona o tempo para a conferência do voto. Com a novidade, espera-se reduzir o tempo de espera nas filas nas seções eleitorais no dia da eleição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp