Eleições / Eleições 2022

TRE-BA suspende propaganda de ACM Neto que atribui a Jerônimo fim de órgão estadual; entenda

Decisão foi tomada por desembargador do TRE-BA, neste sábado (8)  |  Montagem | Divulgação

Publicado em 09/10/2022, às 13h51   Montagem | Divulgação   Redação BNews

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspendeu a veiculação da propaganda da coligação "Pra Mudar a Bahia", encabeçada por ACM Neto (União), após a peça atribuir, ao adversário do ex-prefeito de Salvador e postulante ao Palácio Thomé de Souza, Jerônimo Rodrigues (PT), o fim da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), há cerca de sete anos.

Na representação, os advogados da coligação "Pela Bahia, Pelo Brasil", liderada por Jerônimo, argumentaram que a campanha de ACM Neto utilizou de um recurso chamado trucagem, uma vez que o ex-secretário de Educação, também titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assumiu o posto quando a Empresa já tinha sido extinta.

"A propaganda faz uso de recurso de computação gráfica com efeito de trucagem, e efeitos de vídeo (...) tudo com nítido intuito degradar e ridicularizar o representante perante o eleitorado", aponta um trecho do documento.

No pedido, a defesa solicitou que seja proibida, em definitivo, a veiculação da peça que tem como objetivo "burlar a legislação eleitoral".

Na decisão, por sua vez, o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, citou que a peça veiculada pela coligação de ACM Neto afronta artigos da legislação eleitoral, assim como Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assim, além de definir a liminar, em caráter de urgência, determinou uma multa no valor de R$ 2 mil caso a decisão seja descumprida pelo grupo netista, que terá um prazo de dois dias para apresentar defesa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia TRE ACM Neto EBDA eleições 2022 Jerônimo Rodrigues

Leia também


Irmã de Jerônimo, Marta Rodrigues liga ACM Neto com Bolsonaro após polêmica com nordestinos


Rui Costa manda recado para prefeitos que deixaram ACM Neto no 2ª turno


ACM Neto ou Jerônimo? Justiça Eleitoral impõe derrota a candidato ao governo da Bahia; saiba quem