Entretenimento

Vídeo mostra ataques racistas contra Seu Jorge durante show em Porto Alegre; assista

Os ataques racistas ocorreram no final da apresentação no clube rêmio Náutico União  |  Reprodução / Twitter

Publicado em 18/10/2022, às 10h38   Reprodução / Twitter   Tiago Di Araújo

O caso de racismo contra Seu Jorge teve um desdobramento nesta segunda-feira (17). A Polícia Civil divulgou imagens em que mostra o momento em que os ataques racistas contra o ator teriam ocorrido, no final do show em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (14).

O cantor, que se pronunciou pela primeira vez em um vídeo no YouTube, ouviu gritos de 'vagabundo' e 'safado', além das vaias e pessoas imitando macaco, depois de se posicionar contra a redução da maioridade penal e defender jovens negros de comunidades pobres. Parte dos xingamentos podem ser ouvidos no vídeo registrado por alguém da platéia.

Segundo a delegada Andrea Mattos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, é possível ouvir, no vídeo, o momento em que alguém grita "macaco" e também quando pessoas começam a imitar o animal. A Polícia Civil solicitou ao clube Grêmio Náutico União, local onde aconteceu o show, as imagens das câmeras de segurança, no objetivo de identificar o suspeito do crime de racismo.

 

"Hoje [terça], irei intimar o dirigente do clube e pegar identificação dos organizadores", disse a delegada ao portal g1.

 

Em nota, o presidente do Grêmio Náutico União, Paulo José Kolberg Bing, se manifestou contra o ato discriminatório. A apresentação foi contratada para celebrar a reinauguração do Salão União, localizado na sede Alto Petrópolis, em Porto Alegre.

"O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação", diz o comunicado. "Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho", completa o presidente.

Classificação Indicativa: Livre


Tags porto alegre racismo Rio Grande do Sul seu jorge bnews ataques racistas ofensas racistas

Leia também


Camarote do Carnaval de Salvador corta DJ Alok da grade de atrações


Mulher que estava no quarto com MC Kevin faz revelações chocantes; assista


Gkay pode ter que pagar valor exorbitante a donos de mansão em São Paulo; entenda