Esporte
Publicado em 08/11/2024, às 19h06 Rafael Ribeiro/CBF Douglas Santana
Com unanimidade, o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi alterado a favor do atual presidente Ednaldo Rodrigues. A assembleia realizada nesta sexta-feira (08) agora permite ao dirigente baiano ter três mandatos seguidos, neste caso, podendo disputar mais duas reeleições.
Anteriormente era previsto apenas uma única reeleição no estatuto da entidade máxima do futebol brasileiro. A alteração foi aprovada por todas as 27 federações (dos 26 estados e do Distrito Federal).
Ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), permanecendo por 18 anos (quatro mandatos), Ednaldo Rodrigues assumiu a CBF em agosto de 2021. Ele ocupou o cargo de forma interina, após o então presidente Rogério Caboclo ser afastado por denúncia de assédio sexual e moral.
O presidente Ednaldo terá direito a três mandatos. Existia uma comissão de reforma estatutária que foi instaurada no ano passado, começaram a formatar um texto que culminou com a aprovação. O presidente participou disso, mas na verdade foi um pool de pessoas, juristas. Com relação à quantidade, são três eleições. Uma eleição e duas reeleições. Isso na CBF. Nas federações, cada presidente juntará sua assembleia e definirá”, disse o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednaílson Rozenha, ao ge.globo.
Já em março de 2022, o dirigente baiano assumiu de forma oficial e segue no cargo até março de 2026. Caso vença as duas próximas reeleições, Ednaldo Rodrigues ficará à frente da CBF até 2034. Somando o período do mandato tampão, ele poderá permanecer na entidade por 13 anos.
🎥 Assista abaixo o programa Arena BNews, edição desta sexta-feira (08):
Após rumores, presidente da CBF abre o jogo sobre Guardiola treinar a Seleção Brasileira; confira
Executivos do Grupo City fazem reunião na sede da CBF para debater sobre futebol brasileiro