Esporte

Campeão da Copa do Nordeste e ídolo na Malásia, atacante se naturaliza e pode defender seleção asiática

Bérgson, de 35 anos, se destaca no futebol malaio e agora pode defender a seleção da Malásia após se naturalizar  |  Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg

Publicado em 16/09/2026, às 16h23   Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg   Cauan Borges

Desde de 2021 no futebol da Malásia, o atacante Bérgson, de 35 anos, ganhou uma nova possibilidade na carreira. Revelado pelo Grêmio, o centroavante se naturalizou malaio e agora está apto a ser convocado para defender a seleção do país localizado no sudoeste asiático.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O jogador chegou ao Johor FC inicialmente por empréstimo do Fortaleza e foi contratado em definitivo pelo clube em maio de 2021, por 400 mil dólares, valor que correspondia a cerca de R$2,2 milhões na época.

A passagem pelo futebol malaio transformou o brasileiro em um dos principais nomes da história da competição nacional. Em 2025, Bérgson alcançou a marca de maior artilheiro da liga da Malásia, com 207 gols marcados em toda sua trajetória pelo Johor. Nesta temporada, o atleta possui cinco tentos e duas assistências em cinco partidas. 

Natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, o atacante também construiu um currículo recheado de títulos desde que deixou o futebol brasileiro. Pelo Johor, conquistou cinco edições da liga malaia e quatro taças nacionais, entre outras conquistas.

Bérgson com as cores do Johor FC - Foto: Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg
Bérgson com as cores do Johor FC - Foto: Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg
Bérgson com as cores do Johor FC - Foto: Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg
Bérgson com as cores do Johor FC - Foto: Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg
Bérgson com as cores do Johor FC - Foto: Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @bergsonberg

Carreira no Brasil

Antes de se firmar no exterior, Bérgson passou por diversos clubes brasileiros e suas divisões. Formado nas categorias de base do Grêmio, integrou o elenco campeão gaúcho em 2010, mas não conseguiu espaço entre os titulares.

Na sequência, foi emprestado a Vila Nova, Ypiranga, Braga, de Portugal, Juventude, Portuguesa e Chapecoense. O centroavante ainda defendeu Busan Ipark, da Coreia do Sul, além de Náutico, Paysandu, Athletico-PR, Ceará e Fortaleza.

Entre os principais títulos conquistados no Brasil estão a Copa Sul-Americana de 2018 e o Campeonato Paranaense de 2019 pelo Athletico-PR, além do Campeonato Paraense de 2017 pelo Paysandu. Em 2020, Bérgson também fez parte do elenco do Ceará que conquistou a Copa do Nordeste.

Classificação Indicativa: Livre


TagsCearáGrêmioesporteFortalezaMalásiapaysandubnewsathletico-prBergsonJohor fcBérgson

Leia também


Adversário do Bahia, Athletico-PR perde artilheiro da Série A e mais dois titulares antes do confronto contra o Esquadrão


Ancelotti convoca volante de gigante da Série A para amistosos da Seleção Brasileira após lesão de atacante