Esporte

Copa do Mundo: Fan Fest oficial da Fifa tem pelo menos 90% de homens no Catar; entenda o motivo

Fifa Fan Festival é como se fosse mais um estádio, só que os torcedores não pagam para entrar  |  André Ricardo/Agência Enquadrar/Folhapress

Publicado em 20/11/2022, às 17h10 - Atualizado às 17h12   André Ricardo/Agência Enquadrar/Folhapress   Cadastrado por Eduardo Dias

Espaço para reunir os torcedores durante os jogos da Copa do Mundo, o Fifa Fan Festival é como se fosse mais um estádio, só que os torcedores não pagam para entrar e podem assistir a todos os 64 jogos em telões enormes. 

No entanto, a inuguração do evento no Catar mostrou algumas diferenças culturais do país com o resto do mundo. O motivo é que, por exemplo, o anfitrião do mundial ainda nega às mulheres direitos fundamentais.

No Fan Fest, segundo narra o jornalista Diego Garcia, do UOL, havia pelo menos 90% de homens entre o público presente, que assistiu ao show do astro pop colombiano, Maluma, e outras estrelas da música. 

Dentre as poucas mulheres no evento, a maioria eram estrangeiras com camisas de países como Equador, Argentina, Brasil e México.

O país tem sido duramente criticado pelo fato de possuir um sistema discriminatório que nega às mulheres a autoridade para atuarem como guardiãs primárias de seus filhos, mesmo quando já estão divorciadas ou com guarda legal, o direito de tomar decisões importantes sobre suas vidas, além de exigir que elas precisam ter permissão de seus "guardiões masculinos" para se casarem, estudarem no exterior com bolsas do governo, trabalhar em alguns empregos governamentais ou viajar para fora do país até certa idade.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Copa do mundo mulheres Catar Fifa Fan Fest

Leia também


Deputados baianos comemoram primeiro gol da Copa do Mundo e exaltam número da camisa de jogador; entenda


Copa do Mundo: Saiba quem é o influencer deficiente que participou da abertura do mundial


Copa do Mundo: Equador vence Catar na estreia do mundial