Esporte
Publicado em 11/08/2026, às 07h55 - Atualizado às 08h38 Estefinho Francelino | Campinense Alex Torres
O Santa Cruz protocolou um ofício, nesta segunda-feira (10), onde solicitou a apuração das ocorrências durante a partida contra o Botafogo-PB, no estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão), válida pelo Brasileirão Série C. No pedido, a equipe pernambucana requereu a interdição cautelar do estádio.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
De acordo com o clube de Recife, o principal ponto de questão diz com relação à estrutura oferecida pelo equipamento esportivo para os torcedores visitantes. Antes do jogo, houve formação de longas filas e aglomerações no acesso ao estádio Almeidão.
A segurança também foi um aspecto levantado pelo tricolor, que relatou que a Polícia Militar (PM) teria utilizado spray de pimenta e balas de borracha contra torcedores. O Santa Cruz solicitou uma investigação para identificar os responsáveis e verificar se a ação seguiu critérios de legalidade.
O clube tricolor quer ainda que o Botafogo-PB seja investigado pela organização da partida, uma vez que o mandante deve ser responsabilizado por eventuais falhas relacionadas à operação do estádio.
O documento elaborado pelo Santa Cruz foi encaminhado ao Ministério Público da Paraíba, à Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e às federações de futebol dos dois estados.
Fundado em 1975, o Almeidão é gerido pelo governo do estado da Paraíba. Atualmente, a capacidade do equipamento esportivo é de 25.770 pessoas. No entanto, o público recorde registrado foi de 44.268 torcedores, registrado em 1998, no clássico entre Botafogo-PB e Campinense, pela final do Campeonato Paraibano.