Esporte
Publicado em 19/09/2026, às 21h16 Reprodução / Luiz Candido / CBT Leonardo Oliveira
O grande tenista brasileiro João Fonseca se emocionou após vencer o suíço Dominic Stricker, de virada, na abertura do confronto entre Brasil e Suíça pela Copa Davis. Diante da torcida na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, o brasileiro venceu por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2.
Natural do Rio de Janeiro, Fonseca comemorou o resultado ao lado dos torcedores. A partida teve um significado especial para o tenista de 20 anos, que disputou pela primeira vez uma série da Copa Davis em território brasileiro.
Após o confronto, o atleta afirmou que precisou superar momentos difíceis nos últimos dias para conseguir entrar em quadra. Fonseca vinha se recuperando de uma lesão que o tirou do US Open, último Grand Slam da temporada.
“Acho que foram momentos de muitos pensamentos. Vindo depois de uma lesão que me tirou de um torneio importante. Eu consegui estar aqui, mesmo não estando 100%, conseguindo jogar. Falei para o Jaime [Oncins] antes de começar a Davis: eu não vou estar 100%, mas vou me esforçar ao máximo para estar dentro de quadra”, afirmou.
O brasileiro também destacou a importância do triunfo para a equipe e para a própria carreira. “Realmente foi uma vitória importante para o time, mas muito importante para mim. Primeira vez jogando Davis aqui em casa. Foi muito especial. No momento vieram muitos pensamentos”, completou.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Na sequência, Gustavo Heide enfrentou Stan Wawrinka, tricampeão de torneios do Grand Slam. O brasileiro também perdeu o primeiro set, mas reagiu e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (4) e 6/4.
Heide chegou a ficar em desvantagem por 4 a 1 no tie-break do segundo set. O tenista, porém, conseguiu reagir, empatou a partida e confirmou a virada na terceira parcial após quebrar o saque do suíço no fim do jogo. “Essa foi, disparada, a maior vitória da minha vida. Jogar no Brasil, quadra lotada, todo mundo aí, amigos, não tem sensação melhor”, celebrou.
Com os triunfos de Fonseca e Heide, o Brasil abriu 2 a 0 sobre a Suíça e ficou a uma vitória da classificação para a próxima fase da Copa Davis, que foi confirmada neste sábado (19), depois que a dupla Rafael Matos e Orlando Luz entraram em quadra contra Jakub Paul e Dominic Stricker. A dupla brasileira venceu o confronto e garantiu a classificação do país.
Vitória define situações de gringos para confronto contra o Cruzeiro
Clássico é suspenso após torcedores jogarem bombas no campo