Geral

Foguete sul-coreano é lançado em base espacial do Maranhão; veja vídeo

Foguete sul-coreano é o primeiro de uma empresa privada estrangeira a ser lançado no Brasil  |  Divulgação/FAB

Publicado em 20/03/2023, às 08h55   Divulgação/FAB   Redação BNews

Um foguete sul-coreano foi lançado com sucesso neste domingo (19) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O HANBIT-TLV, que faz parte da operação "Astrolábia", foi o primeiro foguete de uma empresa privada estrangeira a ser lançado no Brasil.

O equipamento foi lançado às 14h52 e o voo durou 4 minutos e 33 segundos. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o foguete transportou uma carga útil totalmente brasileira. Este foi o lançamento de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara, localizado a 30 km de São Luís.

Devido às condições meterológicas, o lançamento teve que ser adiado, já que a previsão para o experiemnto era para o dia 15. As equipes envolvidas no projeto tinham até o dia esta terça-feira (21) para realizar o lançamento.

Houve ainda um atraso no vôo devido a uma falha no acendimento do motor, em 21 de dezembro do ano passado.

O HANBIT-TL é um lançador de satélites da empresa privada sul-coreana Innospace. A operação no Brasil deve confirmar a capacidade de enviar, futuramente, um nanosatélite para o espaço a partir do CLA .

O foguete mede 16,5 metros de comprimento e pesa cerca de 8,4 toneladas. A velocidade máxima que pode atingir é de 4.600 km/h.

Veja o vídeo:

A FAB, em parceria com a empresa sul-coreana @innospacecorp, realizou, hoje (19/03), às 14h52, o lançamento do foguete HANBIT-TLV, que transportou carga útil 100% brasileira. A Operação Astrolábio aconteceu a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. pic.twitter.com/ytyRlGyLue

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 19, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags Nordeste Maranhão brasil fab coreia do sul foguete espaço

Leia também


Foguete chinês perde controle e deve cair em mar europeu nesta manhã


Nasa lança nesta segunda foguete projetado para levar humanos à Lua


Foguete de Elon Musk vai colidir com a Lua em março