Geral

VÍDEO: Barraqueiro acusa banhista de racismo em famosa praia de Salvador

Episódio de racismo teria acontecido após o banhista jogar lixo na praia  |  Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 17/11/2023, às 20h20   Reprodução/Arquivo Pessoal   Douglas Santana

Praia do Porto da Barra. Um lugar perfeito para tomar banho de mar nesse clima quente de Salvador, bastante frequentado por soteropolitanos e turistas. Porém, foi palco de uma denúncia grave de racismo nesta sexta-feira (17). Ao BNews, um barraqueiro afirma ter sido chamado de escravo por um banhista.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Tudo teria acontecido quando o banhista começou a jogar lixo na areia do Porto da Barra. Isso incomodou uma turista que chamou atenção do homem e ofereceu um saco para que o material não fosse jogado na praia. Contudo, apesar do gesto de boa vontade, ela teria sido ofendida pelo banhista.

Nesse momento, quem aparece é a dona da barraca de praia que estava atendendo a turista. Em meio à confusão e gritaria entre os envolvidos, um outro barraqueiro tenta contornar a situação. É nesse momento que o banhista teria chamado o trabalhador de “escravo”, de acordo com relato da vítima ao BNews.

Ele é banhista aqui da praia e a cliente da minha barraca era turista. E ele estava jogando lixo na praia, como baga de cigarro, lata de cerveja, garrafa de água, jogando na cliente. Simplesmente que ela chamou atenção dele e foi dar um saco de lixo para ele. Só que ele não gostou e começou a ofender a turista de vários nomes. Aí eu fui falar com a dona da barraca para chamar atenção dele, e ele também não gostou. Quando eu estava explicando a situação e tentando me defender, ele mandou eu calar a boca e me chamou de escravo preto. E disse também que eu era mais um escravo da praia”, relata a vítima.

Diante de tal ofensa, a resposta do barraqueiro foi bater no homem, que levou diversos socos no rosto e depois saiu correndo da praia. A dona da barraca filmou toda situação. Ainda segundo a vítima, o banhista teria afirmado que era jornalista e trabalhava na televisão. 

Assista:

De acordo com a vítima, o banhista é frequente assíduo da praia do Porto da Barra e teria feito outras ameaças ao barraqueiro, prometendo voltar para uma possível retaliação. Com isso, o trabalhador afirmou ao BNews que vai acionar a Polícia Civil para prestar depoimento e abrir Boletim de Ocorrência.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador praia denúncia Porto da Barra agressão racismo geral barraqueiro banhista

Leia também


Orla da praia da Boa Viagem está danificada e sem manutenção; prefeitura se pronuncia


Bruna Biancardi leva Mavie à praia pela primeira vez e internautas apontam semelhança com o pai: "Menina Ney"


VÍDEO: Mulher morre ao ser atingida por raio na praia


Advogado baiano vira réu por uso de documento falso em mais de 200 processos