Meio Ambiente

Cientistas apontam que ainda há esperança de evitar colapso climático do planeta

Os cientistas divulgaram os dados em um resumo do relatório sobre mudanças climáticas  |  SD-Pictures/Pixabay

Publicado em 20/03/2023, às 12h22 - Atualizado às 12h53   SD-Pictures/Pixabay   Redação BNews

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou um resumo do relatório, nesta segunda-feira (20), que indica uma ponta de esperança em relação ao eminente colapso climático do planeta Terra.

Os cientistas alertam que há a possibilidade de estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O presidente do IPCC, Hoesung Lee, as medidas para desacelerar o colapso têm que ser mais agressivas.

“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos”, disse Hoesung Lee. Segundo o Painel, a necessidade que o planeta não ultrapasse o limite de 1,5°C até o fim do século é urgente pois os atuais índices são insuficientes.

Os principais fatores para o alerta sãos os usos de combustíveis fósseis, o aumento da temperatura global da superfície, níveis de financiamento para o clima insuficientes e a falta de planejamento para a conscientização e criação de políticas climáticas.

Segundo os atuais cálculos do IPCC, para chegar aos níveis ideais é preciso reduzir as emissões globais pela metade até 2030 [48%] e até 99% até 2050.

Classificação Indicativa: Livre


Tags onu mundo terra crise ciência clima efeito estufa gases IPCC Hoesung Lee

Leia também


Brasil vai investir em supercomputador para previsão do tempo exata


Crise climática afeta produção de alface, coentro e cebolinha


ONU aprova criação de tratado para combate à poluição por plásticos