Meio Ambiente
Publicado em 02/04/2026, às 15h28 Divulgação Redação Bnews
Uma porção da Europa localizada entre o Reino Unido e a Europa continental, conhecida como Doggerland, que atualmente está completamente submersa, pode ter sido um local onde havia vida em abundância na última Era do Gelo. Isso é o que revela um estudo feito por cientistas publicado na revista PNAS.
Doggerland é o nome dado à antiga faixa de terra que conectava a Grã-Bretanha ao atual litoral de países como Holanda, Alemanha, Dinamarca e parte da Noruega.
A partir deste estudo que se baseou em sedaDNA (DNA antigo sedimentar), há grande possibilidade de que neste local já havia florestas, fauna diversificada e condições favoráveis à vida humana muito antes do que se possa imaginar.
A partir da análise de centenas de amostras coletadas no fundo do mar, os pesquisadores conseguiram reconstruir o ecossistema do local ao longo de milhares de anos. Espécies de árvores como carvalho, olmo e aveleira foram identificadas, o que levanta a suspeita de um ambiente relativamente ameno mesmo em um contexto frio.
O estudo também constatou a presença de animais de grande porte o que inclui javalis, cervos, ursos e auroques (um tipo extinto de boi selvagem).
Em inauguração de hub da CBMP, Carballal esclarece estudos sobre terras raras: “Temos condições de ter uma mina ainda em 2026”
Confira a previsão do tempo para Salvador e RMS neste domingo (29)