Meio Ambiente
Publicado em 10/05/2025, às 14h08 - Atualizado às 15h03 Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil Redação Bnews
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) responsabilizou 242 pessoas por incêndios florestais considerados criminosos em 2024. Os dados que foram divulgados pelo diretor de Proteção Ambiental do órgão, Jair Schmitt, nesta quinta-feira (8), durante coletiva de imprensa, revelam ainda o valor das autuações, incluindo multas e outras medidas administrativas, que somam mais de R$ 460 milhões.
Schmitt afirmou que o Ibama segue investigando outros casos e destacou que a autarquia está intensificando as ações preventivas. “Estamos identificando propriedades com maior risco de incêndio e notificando os donos para que adotem medidas. Eles precisam saber que estamos monitorando”, disse.
O Brasil perdeu mais de 30 milhões de hectares em queimadas no ano passado — área maior que a da Itália. O aumento de 79% em relação ao ano anterior foi atribuído à ação humana e à seca extrema que atingiu principalmente a Região Norte, agravada pelos efeitos do El Niño e do aquecimento do Atlântico Norte.
“Querem vender Salvador”: Moradores e coletivos protestam contra leilão de área verde em Pituaçu
BNews ESG: Ministério do Meio Ambiente celebra o Dia Nacional da Caatinga com anúncio de ações para proteger o bioma