Mundo
Publicado em 16/07/2025, às 11h59 - Atualizado às 12h00 White House Maycol Douglas
Um diplomata do Itamaraty, que tem contato direto com o presidente Lula (PT), afirmou que a investigação que foi aberta na seção 301 pelo governo dos Estados Unidos é "a bomba atômica da área comercial". A declaração do diplomata foi dada em entrevista para Amanda Klein, colunista do UOL.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
"É como negociar com revólver na cabeça. A decisão surge num contexto de política de ameaça ao Brasil de modo geral. Dadas as declarações anteriores de Trump sobre Bolsonaro e redes sociais, é uma atitude muito, muito hostil", disse.
Segundo a opinião do diplomata, que não teve sua identidade revelada, a investigação pode atrelar um processo considerado sewm volta no mundo comercial.
"Estreita o espaço para negociação. Se houver condenação, há medidas que os Estados Unidos são legalmente obrigados a tomar. É um processo muito grave e perigoso", concluiu.
A investigação comercial norte-americana contra o Brasil foi aberta a pedido do presidente Donald Trump através do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês).
Entenda a ligação de Trump com Jeffrey Epstein, líder de rede de tráfico sexual de menores
Justiça argentina condena Cristina Kirchner e outros oito condenados por corrupção a pagarem mais de R$ 3 bilhões