Mundo

Donald Trump promove demissões em massa e acende alerta no governo dos EUA; entenda

Demissões feitas por Donald Trump ocorreram na sexta-feira (24)  |  Divulgação

Publicado em 25/01/2025, às 16h48   Divulgação   Redação Bnews

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, demitiu cerca de 12 inspetores-gerais de grandes agências federais do país. As demissões dos profissionais, responsáveis pela função de fiscalizar fraudes, desperdícios e abusos no governo, ocorreram na sexta-feira (24).

As exonerações, que envolvem órgãos como os departamentos de Defesa, Estado e Energia, foram comunicadas por e-mail. De acordo com a legislação federal do país, fica estabelecido a exigência que o Congresso seja notificado com 30 dias de antecedência antes da demissão de inspetores-gerais.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Até o momento não há confirmação se Donald Trump seguiu a regra. Alguns dos profissionais afastados foram indicados pelo presidente durante o primeiro mandato. 

As exonerações chamou à atenção devido a quantidade de pessoas. No governo anterior, Trump já havia demitido cinco inspetores-gerais em um curso período. A medida, na época, gerou debates sobre os impactos na fiscalização federal.

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstados UnidosdemissãoEUAbnewsDonald TrumpINSPETORES-GERAIS

Leia também


Elon Musk participa de comício de partido da extrema direita na Alemanha


Trump mobiliza 5 mil soldados para aumentar segurança na fronteira com o México e deixa milhares de imigrantes sem destino