Mundo

Finlândia e Suécia são oficialmente convidadas para se juntar à Otan

Comunicado foi emitido pelo secretário-geral da Otan em suas redes sociais  |  Reprodução/ CNN

Publicado em 29/06/2022, às 11h44   Reprodução/ CNN   Redação BNews

Suécia e Finlândia foram oficialmente convidadas pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para se juntarem à aliança militar que é liderada pelos Estados Unidos. O comunicado sobre nova ingressão foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.


“Hoje, decidimos convidar a Finlândia e a Suécia a se tornarem membros da Otan e concordamos em assinar os Protocolos de Adesão”, disse o comunicado.

#NATO leaders have just agreed our new Strategic Concept, the blueprint for our Alliance in a more competitive world. #NATOSummit #Madrid https://t.co/asolkHK5I8

— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) June 29, 2022


Em seu Twitter, Jens disse que após o convite “precisamos de um processo de ratificação em 30 parlamentos; isso sempre leva algum tempo, mas também espero que seja rápido porque os aliados estão prontos para tentar fazer esse processo de ratificação acontecer o mais rápido possível.”


De acordo com a CNN, o secretário-geral afirmou em uma entrevista coletiva que os líderes da Otan tomaram uma decisão histórica ao convidar a Suécia e Finlândia para se tornarem membros da organização. Ele disse que o acordo que foi concluído na noite desta terça-feira (28) entre os dois países e a Túrquia abriu caminho para essa decisão.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Estados Unidos aliança otan bnews

Leia também


João Roma diz que ACM Neto e Jerônimo Rodrigues "gostam muito de cobrar impostos"


Federação de jornalistas toma atitude contra Leo Dias após caso de Klara Castanho


Cachorro manobrista faz sucesso na web, mas levanta debate sobre treinamento de cães; veja vídeo