Mundo

Irã executa em público segundo manifestante de protestos

Manifestante morreu após ser enforcado  |  Reprodução / Instagram @majidrezarahnavard

Publicado em 12/12/2022, às 14h29   Reprodução / Instagram @majidrezarahnavard   Cadastrado por Mariana De Siervi

As autoridades do Irã executaram, em público, o segundo manifestante que foi condenado à morte após participar dos protestos que acontecem desde de setembro no país, nesta segunda-feira (12). As informações são do Estadão.

A execução ocorreu em meio a críticas depois do primeiro enforcamento na semana passada. O homem identificado como Majidreza Rahnavard foi enforcado em público, após ser condenado. Segundo a agência de notícias judicial do Irã, Mizan Online, a vítima também teria sido responsável pela morte de dois agentes de segurança. “Ele foi condenado à morte por 'guerra contra Deus', por esfaquear dois membros das forças de segurança até a morte”, explicou.

O jovem foi preso no dia 19 de novembro, após supostamente ter confessado os crimes. Segundo a Anistia Internacional, outros nove prisioneiros também foram condenados à morte e pelo menos 28 manifestantes podem ser levados ao enforcamento.

Essa foi a segunda execução, quatro dias depois do primeiro enforcamento do rapaz de 23 anos, Mohsen Shekari, que foi acusado de ferir um basiji - membro da milícia.

A morte de Majidreza Rahnavard foi alvo de críticas internacionais e o alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) Volker Türk disse que a execução foi para assustar os manifestantes dos protestos. "Claramente, isso tem o propósito de criar medo para o resto dos manifestantes”, disse.

Classificação Indicativa: Livre


Tags mundo Irã execução público protestos enforcamento manifestantes bnews

Leia também


Reunião de condomínio acaba com três mulheres mortas após invasão de atirador


Após ser pressionada pelo Parlamento, nova presidente do Peru nomeia gabinete


Homem faz duas pessoas reféns em shopping e é morto pela Polícia