Mundo
Publicado em 26/10/2026, às 14h22 Papa passará pelo Uruguai, Argentina e Peru - Vatican Media Elisa Martins
A equipe médica do Papa Leão 14 o liberou para viagem apostólica ao Uruguai, Argentina e Peru, prevista para o dia 6 a 17 de novembro de 2026. A confirmação da visita foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Sala de Imprensa da Santa Fé.
De acordo com comunicado do Vatican News, a cirurgia pela qual o pontífice foi submetido em 13 de outubro, no hospital Policlínico Gemelli, obteve sucesso e não apresentou complicações que comprometam o deslocamento. Exames também confirmaram que o câncer de pulmão estava localizado, logo não será necessário outros tratamentos oncológicos.
Leão 14 retornou aos poucos à rotina após os procedimentos e segue equilibrando os compromissos como líder da Igreja Católica e os cuidados médicos recomendados.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Consta na programação da viagem encontros com as comunidades católicas locais e conversas sobre fé, esperança e paz. O papa declarou que está ansioso para voltar ao local onde viveu momentos importantes da vida.
“Estou feliz por poder voltar ao continente no qual vivi tantos momentos da minha vida”, afirmou.
O pontífice também expressou o desejo de que a ação seja um meio de unir a comunidade católica. “que seja uma oportunidade para abrirmos nossos corações uns aos outros, fortalecermos nossa comunhão como irmãos e irmãs e renovarmos nosso compromisso de anunciar o Evangelho com alegria”.
Em nota, Leão 14 agradeceu pelas orações e apoio dos fiéis de diferentes partes do mundo e pelos cuidados dos profissionais de saúde após a cirurgia.
VÍDEO: Cruzeiro de luxo com 3,3 mil passageiros colide com navio cargueiro em porto e cena assusta internautas
Repórter interrompe cobertura de enchente e salva motorista segundos antes de carro afundar; veja vídeo