Mundo

Rússia x Ucrânia: Otan se prepara para o maior exercício militar em 35 anos; entenda

Em entrevista coletiva, o presidente do comitê militar da Otan falou sobre o exercício militar  |  Reprodução/Rede Globo

Publicado em 19/01/2024, às 16h47   Reprodução/Rede Globo   Douglas Santana

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está se preparando para um forte conflito com a Rússia. O almirante holandês Rob Bauer, presidente do comitê militar confirmou o que pode ser o maior exercício militar em pelo menos 35 anos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Não estou dizendo que dará tudo errado amanhã, mas temos que perceber que não é certo que estaremos em paz, É por isso que estamos nos preparando para um conflito com a Rússia e com os grupos terroristas”, afirmou, em entrevista coletiva.

A Otan fará a maior manobra militar desde o fim da Guerra Fria, com 90 mil militares envolvidos. Os exercícios seguirão até maio. Serão mais de 50 navios de guerra, 80 caças, helicópteros e drones, e 1.100 veículos de combate, entre eles 133 tanques.

De acordo com a organização, o ataque a um dos países membros é um ataque a todos. Os exercícios vão se concentrar nos mais prováveis alvos da Rússia: a Polônia e os Países Bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia).

Será uma demonstração clara de nossa unidade, de nossa força e de nossa determinação em protegermos uns aos outros", disse o general norte-americano Christopher Cavoli, chefe do comando da Otan na Europa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Guerra mundo ucrânia Rússia otan guerra fria rússia x ucrânia exercício militar

Leia também


Rússia convoca reunião da ONU após ataque da Ucrânia; saiba detalhes


Rival de Putin tem candidatura barrada nas eleições russas