Mundo

Rival de Putin tem candidatura barrada nas eleições russas

Reprodução/Redes Sociais
A Comissão Eleitoral da Rússia aponta para “erros nos documentos” apresentados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 23/12/2023, às 12h26


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Eleitoral da Rússia desclassificou, neste sábado (23), a candidatura de Ekaterina Dountsova às eleições presidenciais de 2024, em que concorreria contra o presidente Vladimir Putin.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo agências internacionais de notícias, o órgão aponta para “erros nos documentos” apresentados por Dountsova para descarta a candidatura. Com isso, ela fica impedida de passar para a próxima etapa do processo, que seria a coleta de 300 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.

A presidente da comissão, Ella Pamfilova, disse que a rejeição ocorreu por unanimidade a candidatura de Duntsova, uma jornalista de 40 anos que defende o fim da guerra na Ucrânia. “Você é uma mulher jovem, tem tudo pela frente. Qualquer menos pode sempre se transformar em um mais. Qualquer experiência ainda é uma experiência”, afirmou.

Em seu canal oficial no Telegram, Ekaterina disse que recorreria da decisão à Suprema Corte russa e que pediu apoio de liderenças do partido Wabloko apoiassem sua candidatura.

“Não podemos ficar de braços cruzados. Esta é a última oportunidade legal para os cidadãos expressarem o seu desacordo com as políticas seguidas pelas autoridades atuais”, escreveu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp