Política

Conheça a jornalista que quer evitar a 5ª reeleição de Putin na Rússia

Reprodução/Redes Sociais/@russian_monitor
Com 23 anos no poder, Putin pode ter uma jornalista como desafiante nas Eleições Russas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais/@russian_monitor
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 21/12/2023, às 18h54


FacebookTwitterWhatsApp

Pela quinta vez, Vladimir Putin concorrerá à Presidência da Rússia. A corrida pela reeleição foi confirmada pelo político russo em uma cerimônia em homenagem a soldados locais. Contudo, ele terá uma concorrência de peso no pelito: Ekaterina Duntsova.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ela é jornalista, tem 40 anos e é mãe solteira de três filhos. Atualmente, Ekaterina trabalha numa emissora de televisão localizada em Rzhev, cidade de 60 mil habitantes a oeste de Moscou – capital da Rússia. Será uma difícil missão para a concorrente de Putin, que está há 23 anos no poder do Kremlin, contando o período como primeiro-ministro.

Hoje a situação na Rússia é assim: qualquer um que queira representar os cidadãos com visões democráticas nas próximas eleições ou está na prisão, ou tem seus direitos restritos e é processado na Justiça, ou é forçado ao exílio", contou. Ela deseja se colocar como uma alternativa real. "Por que não uma mulher como presidente, como símbolo de moderação, gentileza e sensibilidade?", questionou, em entrevista à Deutsche Welle, empresa pública de radiodifusão da Alemanha.

Atuando apenas na política local e sem a indicação de um partido político, Ekaterina Duntsova terá um longo caminho para conseguir projeção nacional e emplacar sua candidatura. De acordo com as regras eleitorais da Rússia, ela precisa coletar 300 mil assinaturas de apoiadores até 31 de janeiro de 2024 para registrar seu nome nas eleições russas.

[...] Quero que a Rússia seja um Estado democrático, próspero e pacífico. Porque, neste momento, nosso país caminha em uma direção completamente diferente, para longe dos direitos e liberdades, longe da paz e do amor, longe de um belo futuro”, projeta a desafiante de Putin.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp