Política

Putin deve tentar reeleição na Rússia em 2024; saiba mais

Sputnik / Vladimir Astapkovich
Atual presidente russo pode anunciar a decisão durante uma conferência  |   Bnews - Divulgação Sputnik / Vladimir Astapkovich
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 03/10/2023, às 07h02 - Atualizado às 07h42


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente russo, Vladimir Putin, pode anunciar no próximo mês a sua decisão sobre a sua participação nas eleições presidenciais em 2024. Essa confirmação deve ser realizada em uma conferência que será realizada em novembro. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal russo Kommersant nesta terça-feira (3).

Apesar dessa possibilidade, é sabido que Putin ainda avalia outros cenários políticos antes de tomar a sua decisão. As próximas eleições russas estão marcadas para acontecer em março de 2024. Caso concorra e seja eleito, o atual presidente da Rússia pode ficar no poder até, ao menos, 2030.

Gestão de Vladimir Putin

O presidente russo está no poder há mais de 20 anos. Putin chegou pela primeira vez na presidência da Rússia em 1999 como interino de Boris Yeltsin. Um ano depois, ele foi eleito de forma efetiva no cargo, sendo reeleito em 2004. Quatro anos depois Putin não pôde concorrer e apoiou o vencedor Dmitri Medvedev, sendo nomeado primeiro-ministro.

Putin voltou à presidência em 2012 e foi mais uma vez reeleito em 2018 para um mandato de seis anos. Há dois anos, o parlamento russo aprovou uma lei que permitirá que Putin dispute as eleições em 2024 e 2030. Algumas autoridades russas acreditam que o atual presidente deve permanecer no poder enquanto for vivo.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (2):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp