Mundo

Saiba detalhes da operação que prendeu filho de El Chapo e deixou 29 mortos

A operação deixou um rastro de violência: 10 soldados e 19 suspeitos morreram  |  Getty Images

Publicado em 07/01/2023, às 08h34   Getty Images   Camila Vieira

Por seis meses, a operação policial que prendeu Ovidio Guzmán López, filho do famoso narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, foi pensada e organizada. O ponto mais tenso aconteceu na madrugada da última quinta-feira (5), na cidade de Culiacán, no Estado de Sinaloa. A operação deixou um rastro de violência: 10 soldados e 19 suspeitos morreram. De acordo com a polícia mexicano, outras 35 pessoas ficaram feridas e 21 foram detidas.

O governo afirmou que será mantida a presença de agentes do Ministério da Defesa e da Guarda Nacional na região. Policiais estaduais também ficarão na área "para que não haja prejuízos à população civil". Segundo as autoridades, a operação "agiu com responsabilidade para proteger" os agentes e civis.

A prisão de "El Ratón", como é mais conhecido, desencadeou uma onda de violência comandada por traficantes de drogas que integram um dos cartéis mais poderosos do México. O crime organizado respondeu à operação com tiroteios, bloqueios de estradas e incêndios de veículos.

Nesta reportagem, a BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, contou o que se sabe sobre a operação que prendeu o narcotraficante Ovidio Guzmán López. O traficante também era procurado pelos Estados Unidos, que ofereciam até US$ 5 milhões (cerca de R$ 26 milhões) por qualquer pista ou informação que levasse à sua prisão. Segundo o governo americano, Ovidio Guzmán e seu irmão Joaquín ocupam cargos de alto escalão no cartel de Sinaloa e são considerados os responsáveis ​​por supervisionar mais de dez laboratórios de metanfetamina em Sinaloa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags tráfico prisão drogas mortos feridos México bnews El Ratón El Chapo Culiacán Sinaloa Ovidio Guzmán López

Leia também


Jogador do Vitória revela homenagem inusitada da mãe para ator da Globo; assista


Bela Gil ganhará cargo em ministério do governo Lula; saiba qual