Mundo

Terremoto: Menina síria protege irmão sob escombros e foto comove o mundo

Um terremoto atingiu tanto a Síria quanto a Turquoa nesta semana e deixou milhares de mortos  |  Reprodução/Twitter - @ahaber

Publicado em 07/02/2023, às 19h58   Reprodução/Twitter - @ahaber   José Ivan Neto

Uma foto de um a vítima da tragédia que ocorreu na Síria nesta segunda-feira (6), está comovendo milhares de pessoas mundo afora. Na imagem, que foi compartilhada por Mohamad Safa, representante da ONU, é possível ver uma menina síria de sete anos protegendo o irmão mais novo após ambos serem soterrados.

Segundo o representante, as vítimas ficaram presas por 17 horas e foram resgatadas com segurança. Na publicação, Safa pediu que internautas compartilhassem imagens de esperança. "Se ela estivesse morta, todos compartilhariam! Compartilhe positividade".

The 7 year old girl who kept her hand on her little brother's head to protect him while they were under the rubble for 17 hours has made it safely. I see no one sharing. If she were dead, everyone would share! Share positivity... pic.twitter.com/J2sU5A5uvO

— Mohamad Safa (@mhdksafa) February 7, 2023

Terremoto

Mais de cinco mil pessoas foram mortas na Turquia e na Síria devido ao desastre natural. O tremor, que foi o mais forte em um século e o mais letal dos últimos 24 anos, teve seu epicentro registrado entre as cidades turcas de Gaziantep e Kahramanmaras.

Na Turquia, foram identificadas 3,419 mortes, segundo uma agência de desastres turca. Conforme informações do governo turco, 15,8 mil pessoas ficaram feridas, e 4,748 prédios foram desabados.

Um palestrante e ativista pelos direitos humanos, Omar Alshogre, divulgou um vídeo do momento em que um adulto conseguiu tocar a mão de uma das crianças soterradas.

"Quando a esperança e a dor se dão as mãos", escreveu. Ainda não há mais informações sobre o estado de saúde das crianças.

When hope and pain hold hands #Syria #earthquakes pic.twitter.com/BdR8Fdalfq

— Omar Alshogre | عمر الشغري (@omarAlshogre) February 7, 2023

Outro registro da tragédia

Uma foto circulou nas redes sociais nesta terça-feira (7), que mostra Mesut Hancer, um homem turco e morador da região onde o epicentro do desastre ocorreu, segurando a mão da filha, Irmak, que morreu sob os escombros do prédio onde morava com o pai na cidade de Kahramanmaras, na Turquia. De acordo com o jornal ‘Estadão’, Mesut ficou mais de 24 horas ao lado do corpo da filha.

Classificação Indicativa: Livre


Tags mundo terremoto desastre foto Síria bnews Túrquia

Leia também


Terremoto na Turquia: Pai segura a mão de filha morta após desastre e emociona o mundo


Número de mortos no terremoto na Turquia e na Síria passa de 7 mil


Terremoto deixa mais de 5 mil mortos e milhares de feridos na Turquia e na Síria