Mundo
Publicado em 02/05/2026, às 08h38 - Atualizado às 08h57 Divulgação / Casa Branca Yuri Pastori
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os EUA vão tomar o controle de Cuba “quase imediatamente”. Ele sugeriu enviar um grande navio, como o porta-aviões USS Abraham Lincoln, perto da costa cubana.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
"E ele vem originalmente de um lugar chamado Cuba, que iremos tomar o controle quase imediatamente", disse Trump, em referência ao ex-deputado Dan Mica. As declarações ocorreram durante jantar em um evento em Palm Beach, na Flórida. Segundo o jornal "The Guardian”, a plateia chegou a rir após a declaração.
“O que faremos, na volta do Irã , é enviar um dos nossos grandes navios, talvez o porta-aviões USS Abraham Lincoln, o maior do mundo, para atracar a uns cem metros da costa e eles [de Cuba] dirão: 'Muito obrigado, nos rendemos' ”, disparou Trump, sem dar os detalhes de como seria a ofensiva. Segundo à Fox News, a Casa Branca não respondeu se a fala era uma hipótese ou baseada em planos do governo.
O republicano ordenou novas sanções para pressionar Havana. Na mira do norte-americano estão bancos estrangeiros e setores como energia e mineração. Em uma mensagem no X, na qual fez alusão à manifestação do 1º de Maio, o chanceler Bruno Rodríguez classificou as medidas como ilegais e abusivas,
Boneco de Bolsonaro gera confusão e briga em ato contra escala 6x1 em Brasília
Após derrotas do PT, Tássio Brito afirma que Congresso “legisla com interesses próprios”