Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Minha marmita, Minha vida

Os bastidores da política baiana  |  Reprodução

Publicado em 16/02/2023, às 05h45   Reprodução   Editoria de política

Minha marmita, Minha vida
Que a Europa dita a moda, isso não é novidade, mas a mania da turma de levar seus lanches e belisquetes para espaços concretizou. Seja no Estádio Santiago Bernabéu, teatros, cinemas e shows ao ar livre, a galera sempre tá com sua térmica recheada de sanduíches e bebidas embaixo do braço… Por aqui, todos são adeptos da prática. Em Salvador, existe um projeto de lei na CMS para o mesmo fim. O vice-governador Geraldo Júnior apreciou a matéria e deixou a contenda para o seu sucessor, Carlos Muniz. Há quem diga que o presidente da Câmara Municipal de Salvador atual tem olhado com carinho a novidade… O povão agradece.

Tempo de Gestos
A palavra "gesto" pegou de vez. É gesto pra lá, gesto pra cá. O certo é que na esfera municipal, estadual e federal dos nossos queridos gestores, gesto viralizou… Há quem diga que aquele, que não é de “gesto”, está fora de qualquer contrato com os poderes… entendedores entenderão... Haja gesto!

Secretária gata 
Giovanna Victer tem mostrado talento em melhorar e administrar a arrecadação na Sefaz. Contudo, sua beleza vem chamando atenção de muitos marmanjos de plantão ligados ao Palácio Thomé de Souza. Fica o aviso: a moça é séria e comprometida!

Inauguração express
Deu para perceber que as casas do Minha Casa Minha Vida foram entregues à toque de caixa em Santo Amaro. Paradas desde 2016, o local já sofre com a degradação. A NSP flagrou pisos estourados, portas com cupim, telhas quebradas e outras avarias no local.

A dúvida no ar
O local escolhido para a construção do conjunto habitacional, aliás, não poderia ter sido o pior: quase no meio do nada. O acesso é feito por uma estrada, sem iluminação noturna. Nem ônibus passa por lá. O cerimonial da Presidência, aliás, nem se preocupou com colocar uns spots de luz para iluminar o local durante o evento. Depois não reclamem quando começarem as denúncias de moradores sorteados que se desfizeram dos seus imóveis. Como viver em um local no meio do nada?

Cercadinho da Imprensa
O Governo Lula, que chegou com a promessa de defender a imprensa, inventou de colocar um cercadinho para a imprensa no evento em Santo Amaro. A especulação geral entre os coleguinhas é de que o local foi montado para que o líder petista e o ministro Rui Costa não fossem questionados sobre a história de Aline Peixoto no TCM...

Vereadores na pista
Com a quantidade de papagaios de pirata no evento de Lula em Santo Amaro, não sobrou espaço para os vereadores de Salvador, que ficaram na pista junto com a plateia.

Roubando a cena 1
Quem roubou a cena no evento foi a prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes. Além de discursar por mais tempo que os próprios ministros presentes, a "testa-de-ferro" de Ricardo Machado disse que se inspirou em Janja para montar o look do evento. Todos se entreolharam quando ela soltou essa pérola.

Roubando a cena 2
A mulher de Ricardo Machado, aliás, resolveu relembrar os imbróglios judiciais do marido no evento. Mais um climão.

Descansa, militante
A comunicação de Jerônimo resolveu colocar a mão no vespeiro da "apropriação" nas fantasias de Carnaval. O problema é que a problematização, se fosse realmente levada a sério, inviabilizaria o próprio desfile das Muquiranas no Carnaval de Salvador.

Geração do gatilho
Aliás, a geração do gatilho está tão forte que a realização da festa está em risco num futuro próximo. Tem a turma que reclama do barulho, da sensualidade, das indumentárias, da bebedeira... Se as reclamações de todos esses grupos forem atendidas, não faz sentido realizar mais a folia.

Meteu essa?
Jerônimo, inclusive, meteu essa na última semana sobre a violência endêmica na Bahia: "Todos os dias a gente ouve nas TVs um massacre, como se a gente tivesse a pior segurança pública do mundo".

Líder isolado
Depois do quebra pau na sessão que instalou as comissões, na qual ele partiu pra cima do presidente Carlos Muniz, o líder do governo, Kiki Bispo, parece ter recebido um esporro dos vereadores da base. Na sessão seguinte, todos foram embora e o líder ficou sozinho no plenário, cabisbaixo e pensativo. Consequências de más decisões.

Ainda dói
O vereador Cláudio Tinoco ainda está magoado por ter sido preterido no comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pelo líder do governo na Casa, Kiki Bispo, que deu a vez ao ex-líder Paulo Magalhães. Fontes da NSP dão conta de que Tinoco desculpou, mas não perdoou a atitude do líder após a reunião da base. Se os corredores da Câmara falassem...boatos de que foram gritos e muita baixaria.

Lá e Low
Não é segredo para ninguém que o vereador Átila do Congo joga lá e cá quando o assunto é governo e oposição. No entanto, na última sessão, ele engrossou a voz na tribuna contra a liderança da base e contra o prefeito Bruno Reis, ameaçando até pular de lado. A NSP soube na boca miúda que a oposição tem tentado atrair o parlamentar que é mais low do que lá.

Crise dos pontos
Depois da baixaria que foi a briga entre Téo Senna e Cris Correia, o assunto nos corredores da Câmara, e nas galerias, era os tais pontos de Cris e Téo. Tinha vereador se perguntando se tinha direito... Quer enganar quem, cara pálida?

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula carnaval Sefaz Geraldo Júnior Carlos Muniz kiki bispo Jerônimo Rodrigues giovanna victer

Leia também


Prefeitura de Salvador tem derrota na Justiça em processo contra agentes de trânsito


STJ nega liminar e mantém suspeitos de matar Dom e Bruno em presídios federais