BNews Nordeste

Fortaleza é o maior gerador de PIB do Nordeste, diz IBGE

A capital do Ceará, Fortaleza, ainda possui o oitavo maior Produto Interno Bruto da região  |  Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Publicado em 27/12/2022, às 08h45 - Atualizado às 08h46   Prefeitura de Fortaleza/Divulgação   Cadastrado por Pedro Moraes

O maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste responde pelo nome de Fortaleza. Com cerca de R$ 65,16 bilhões, a capital cearense corresponde a 39,04% da receita do estado, que atende por R$ 166,91 bi. Além de disparar na liderança entre os estados nordestinos, a cidade também é a oitava entre as capitais do Brasil, de acordo com dados divulgados pelos institutos Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 

Do mesmo modo, a capital cearense figura ainda como o 11º maior município do país, uma vez que são consideradas todas as cidades. Em resumo, os dados correspondem ao acumulado durante o ano de 2020. 

O levantamento evidenciou que Fortaleza apresenta uma economia repartida em serviços, além de comércio, indústria e administração pública. No estado, o segundo município com mais participação estadual é Maracanaú. O ano de 2020 foi encerrado com Caucaia na terceira posição - com 4,35%. 

"Fortaleza tem se destacado economicamente nos últimos anos graças ao trabalho sério e à competência do nosso povo. O poder público tem investido em infraestrutura, educação, acesso à crédito orientado para os pequenos empreendedores e na desburocratização dos serviços. Essa colocação nos incentiva a trabalhar mais e expandir projetos voltados para capacitação e atração de investimentos para a cidade", analisa o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Confira o quadro do PIB no Brasil:

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ceará Nordeste região Fortaleza estado cidade pib capital

Leia também


Ladrão assalta vítima e dá de cara com policial armado; assista


Juliette dá show de estrelismo e faz exigência em quarto de hotel; veja o que rolou


Prova ITA: 36% dos aprovados estudaram em estado nordestino