BNews Nordeste

Prova ITA: 36% dos aprovados estudaram em estado nordestino

Divulgação/ITA
O levantamento do ITA aponta que, nos vestibulares entre 2012 e 2022, 543 das 1.478 vagas foram ocupadas por estudantes de Fortaleza  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ITA

Publicado em 15/12/2022, às 09h28   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos vestibulares mais complicados do Brasil, a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sediou a ocupação de vários estudantes de Fortaleza, no Ceará. Cerca de 36,7% das vagas do local foram ocupadas por pessoas da capital cearense. O número equivale a 543 das 1.478 disponíveis no vestibular de 2012 a 2022.

O estado ainda contempla elevados índices de aprovação no Instituto Militar de Engenharia (IME), além do vestibular do ITA. De acordo com informações do site g1, a Contabilização do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) indicou que o Ceará acumulava média de aprovação de 30% por concurso da instituição realizado até 2017.

A cidade de Fortaleza correspondeu também ao município que mais aprovou alunos do país em oito dos últimos 11 anos no ITA. Tanto em 2017, quanto em 2019, assim como há dois anos, a capital foi inferior somente a São José dos Campos, em São Paulo, sede do ITA. 

Reservado a candidatos da Ativa e da Reserva, o curso mais concorrido foi Engenharia Aeroespacial. Pelo menos 61 das 150 vagas disponíveis foram ocupadas por candidatos que estudaram em Fortaleza. O ITA oferta seis especialidades de engenharia, são elas: Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp